- Publicidade -
- Publicidade -
18.3 C
Balneário Camboriú

Fonoaudiologia da Univali de Itajaí promove campanha de conscientização sobre a afasia

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Curso de Turismo e Hotelaria da Univali de Balneário Camboriú fechou: ex-alunos, professores e envolvidos opinam

O curso de Turismo e Hotelaria da Univali em Balneário Camboriú tem uma história que começou em 1990 com...

Fabrício diz que vai ajudar Balneário Camboriú ‘sempre’: “Obrigação como cidadão e homem público”

O ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, assumiu nesta semana como secretário de Planejamento do Governo de Santa Catarina....

Aniversário de Itajaí, festival de cerveja, arraiás e mais atrações especiais em Balneário e região

O fim de semana chegou e será movimentado em Balneário Camboriú e região com feiras, shows, baladas, apresentações de...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por intermédio do curso de Fonoaudiologia, realiza uma campanha de conscientização sobre a afasia, alusiva ao mês dedicado à disseminação de informações sobre o distúrbio de comunicação, no próximo dia 11 de junho, no Campus Professor Edison Villela (Itajaí).

A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta diversas habilidades essenciais para a comunicação e qualidade de vida, como leitura, escrita, compreensão e expressão, podendo se manifestar em diversas fases da vida. É decorrente de lesões no cérebro ocasionadas, principalmente, por acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico ou tumor cerebral. 

A professora Denise Terçário disse que a afasia ainda é pouco conhecida pela população e por isso, muitos pacientes e seus familiares não procuram ajuda especializada achando que não existe tratamento. 

“Neste sentido, o nosso objetivo é apresentar o trabalho desenvolvido na Univali e dar mais visibilidade para a afasia, pois o tratamento principal é o fonoaudiológico”, explicou.

A Univali atende pacientes com o distúrbio por meio do projeto de extensão Rede de Apoio e de Reabilitação para Pessoas com Afasia de Itajaí. O projeto envolve acadêmicos e professores dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia, além do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. 

Criado em 2011, o projeto atende também casos de afasia progressiva primária, condição adquirida sem que haja um mal súbito que acometa o cérebro. 

- Continue lendo após o anúncio -

Atualmente, cerca de 25 pacientes e familiares são atendidos na instituição.

A ação de conscientização será realizada em parceria com a Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAFAS). 

O espaço para distribuição de material informativo e realização de jogos educativos será montado no pátio do bloco F das 9h às 19h. Ao longo do dia, também haverá a venda de produtos juninos e os recursos arrecadados serão revertidos para a AAFAS.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas