O pároco da Igreja Matriz Santa Inês, Frei Daniel Dellandrea falou ao Página3 sobre a importância da Quaresma, que inicia nesta Quarta-feira de Cinzas.
O período iniciará com três missas nesta Quarta de Cinzas: às 17h, 19h e 20h30, além de uma às 20h na Capela Santa Catarina (localizada na Avenida Santa Catarina, no Bairro dos Estados), que também é assistida pela Matriz. Na Paróquia São Sebastião, que fica na Avenida do Estado, no Bairro Ariribá, haverá celebrações às 16h e 19h.
“O rito da imposição das Cinzas foi modificado por conta da pandemia. Primeiro é feita a oração de bênção das Cinzas e depois de as ter aspergido com água benta, lava-se as mãos, coloca-se a máscara e impõe as Cinzas a todos os presentes que assim quiserem, sem dizer nada, sem toque e mantendo todas as seguranças”, diz.
Dellandrea aponta que a Quaresma acaba tendo até um significado mais importante por conta dos tempos de pandemia, já que é o período visto como o tempo de conversão e de voltar o olhar para Deus.
“De viver em oração, praticar a esmola e jejum. Nesse tempo de pandemia temos que voltar ainda mais o nosso olhar para Jesus. Sabemos que a situação está difícil e que estamos cansados, mas precisamos buscar a esperança em Deus”, acrescenta.