- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Frio ´polar` chegou em Balneário Camboriú e no domingo deve ter muita chuva

No início desta manhã de quarta-feira (28) em Balneário Camboriú os termômetros marcaram 6ºC com sensação térmica de 5ºC. Apesar do frio ser diferenciado, há notícias falsas na internet sobre o assunto e o público deve ficar alerta e não disseminar esse tipo de conteúdo.

Tempo instável e muito frio

Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima Univali), o tempo seguirá instável em Balneário Camboriú e região com intervalos entre sol, chuva e, é claro, muito frio, com temperaturas negativas e chance de neve na serra catarinense e gaúcha.

Na região de Balneário, mínimas entre 3 e 4°C nas madrugadas e início das manhãs e máximas entre 16/19°C. No domingo a temperatura deverá ficar entre 11/17°C.

- Publicidade -

No fim de semana áreas de instabilidade avançarão pelo Paraná trazendo um volume significativo de chuva para SC (há previsão de volumes superiores a 100 mm a partir de domingo e parte da próxima semana).

Mitos e verdades sobre a onda de frio

O Portal Climatempo preparou uma lista sobre as verdades e fake news a respeito da onda de frio que chegou em Santa Catarina. Confira:

1) Brasil terá a onda de frio mais intensa do século: FAKE!

A massa de ar frio de origem polar que chegou ao país a partir desta quarta-feira (28) irá provocar queda muito acentuada de temperatura no centro-sul do Brasil e até em áreas da Região Norte. Na Região Sul, é muito provável que tenhamos a onda de frio mais intensa deste ano, com alta chance de neve nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense e até no planalto de Santa Catarina entre os dias 28 e 29 de julho. Inclusive, em algumas localidades, há chance de novos recordes de frio. Além disso, a chance para geada é muito alta em praticamente toda a Região, inclusive em Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. Na capital paranaense, a temperatura pode ficar negativa na manhã de quinta-feira, com apenas -1ºC de mínima prevista.

2) Temperatura pode ficar abaixo de -15ºC no Sul do Brasil: FAKE!

Até o dia 24 de julho, a menor temperatura registrada no Brasil em 2021 foi de -8,2°C, no dia 20 de julho, em Urupema, localizada na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram. A Climatempo estima que um novo recorde poderá ser estabelecido, muito provavelmente na serra catarinense ou gaúcha, com algum valor entre -8°C e -10°C.

3) Sensação térmica pode chegar a -25ºC na serra da Região Sul: VERDADE!

Além da baixa temperatura, a sensação térmica será diminuída pela ação de ventos moderados. Por isso, em áreas altas de serra, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC.

4) Onda de frio desta semana será mais duradoura: VERDADE!

Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -10°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30/07.

5) Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil: FAKE!

O Governo dos Estados Unidos e do Canadá não emitiram alerta sobre frio intenso no Brasil. Na realidade, houve uma confusão com relação aos modelos meteorológicos, que são utilizados como base para as previsões de tempo e clima. De fato, o modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países.

- Publicidade -

Cuidado com as notícias falsas. Não propague fake news e, antes de compartilhar conteúdos (principalmente os vistos em redes sociais) confirme a veracidade (por exemplo, se foi publicado em algum portal de notícias confiável).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -