- Publicidade -
- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Grupo Escoteiro Leão do Mar é declarado de utilidade pública

Os vereadores aprovaram, na sessão de terça-feira (28) projeto do vereador André Meirinho, que declara de utilidade pública o Grupo Escoteiro Leão do Mar (GELMAR), com 17 votos favoráveis, seguindo agora para sanção do prefeito. O Grupo possui 40 anos de história em Balneário Camboriú. 

Segundo Meirinho, o Grupo Escoteiro Leão do Mar entrou em contato informando a necessidade de ter o reconhecimento por Lei de sua utilidade pública. 

“O Grupo teve dificuldades burocráticas com a administração municipal pela falta do reconhecimento por Lei. Assim, apresentamos o projeto com a tranquilidade de reconhecer uma entidade que tem uma grande história de trabalho, credibilidade e contribuições na educação extraescolar e na formação de cidadãos há 40 anos em BC”, explica. 

- Publicidade -

Meirinho lembra ainda que o GELMAR também participou de importantes momentos de Balneário Camboriú, como no auxílio aos desabrigados das enchentes da década de 80 e em 2008. “Em 2019, o Grupo atingiu 308 inscrições entre crianças, jovens de 7 a 21 anos e adultos voluntários, sendo, portanto, um dos maiores grupos escoteiro do estado de Santa Catarina”, acrescenta. 

Jane Prazeres, conhecida como Chefe Jane, é a diretora presidente do GELMAR. Ela conta que, no próximo dia 23 de outubro, o Grupo completará 41 anos de reconhecimento oficial de fundação pela UEB – União dos Escoteiros do Brasil. 

“Quando vemos que é um movimento feito quase que exclusivamente de voluntários é fácil constatar que é uma grande vitória. Para a nossa existência e funcionamento toda a ajuda, toda ela mesmo, foi, e é muito importante, por isso agradecemos imensamente a todos que, em algum momento da existência do Grupo, nos ajudaram de alguma forma para existirmos como entidade”, diz, agradecendo os voluntários, doações recebidas, patrocínios, descontos feitos para a entidade, convites para projetos e eventos, etc. 

Ela afirma que o apoio do vereador Meirinho foi muito importante. 

“Estamos trabalhando intensamente no Grupo, por muito tempo, para deixar toda a documentação em ordem e atualizada, o que definitivamente não é uma tarefa rápida e nem fácil. Nesses levantamentos identificamos que depois de todas as alterações legais que aconteceram durante esses muitos anos precisávamos converter em Lei Municipal o Decreto de Utilidade Pública Municipal 3.817/2003 concedido pelo então prefeito Rubens Spernau. Estamos num momento difícil, assim como para todas as pessoas, famílias, empresas, associações, etc. É um novo recomeço, que vai ser mais lento, devido a pandemia e todas as suas consequências”, explica.  

No começo do ano, o Grupo fez uma carta aberta informando o que estava ocorrendo [que pode ser conferida aqui], com histórias de membros que fizeram parte da história do GELMAR. “Nossa gratidão e muito obrigado a todos! Sempre Alerta!”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -