- Publicidade -
- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Hang Ferrero recebe homenagem pela contribuição na literatura e educação no Mês da Consciência Negra

Poeta e escritor de Itajaí conquista Prêmio Simeão. Suas obras e ações têm apoio da A l Livraria e do BravaMall.

O escritor e poeta Hang Ferrero, incentivador literário e de causas ativistas especialmente na cidade de Itajaí, foi um dos cinco homenageados com o Prêmio Simeão 2023, voltado a personalidades negras e alusivo ao Mês da Consciência Negra.

A noite da cerimônia ocorreu nesta segunda-feira  (21), integrando as ações “Itajaí sem Racismo”. Hang tem o apoio e o reconhecimento da A l Livraria e do BravaMall,

Os premiados são indicados pelo histórico de atividades em prol da comunidade negra do município em vários setores. Quem indica são os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conegi) que promove o evento em parceria com a Secretaria de Promoção da Cidadania.

“É muito difícil, exaustivo, lutar diuturnamente contra as forças “palacianas”, especialmente em um país que, historicamente, foi o último das Américas a abolir a escravidão e, ainda, sob circunstâncias alinhadas a um futuro sem perspectivas e que resulta nos dias de hoje, no não reconhecimento ao preconceito. O Prêmio Simeão é um amparo e simboliza a importância de resistir como afirmação da nossa própria existência” disse Hang.

- Publicidade -

A diretora executiva do BravaMall, Miriam Almeida disse que a livraria abre portas para obras de talentos locais e que valorizam a cultura e a educação.

“As obras do Hang são, na minha opinião, a cura de muitos antepassados que sofreram por não serem respeitados pelos seus valores além da cor da pele”, destaca.

Hang é fundador da Academia de Letras AlBS Seccional Itajaí e membro da Academia de Letras Brasil/Suíça. Entre suas obras literárias estão “Retintas, quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas” e “Do que nos sobra da guerra e outros versos pretos”.

Divulgação

Além do poeta, foram homenageados também quatro outras personalidades pela contribuição a diversos setores sociais. Foram eles: Silvana Maria Cardozo, in memoriam, Salete Aparecida, João de Deus Peixoto Brito e Ailton Tomaz Belizario

Fonte: Rotas Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -