- Publicidade -
- Publicidade -
22.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Histórias e Memórias: através de projeto da prefeitura, moradores poderão escrever autobiografia

O projeto Histórias e Memórias inicia oficialmente nesta quinta-feira (17), às 15h. Serão 15 encontros gratuitos, sempre nas quintas na Casa da Mulher e do Voluntário, em Balneário Camboriú, onde a professora e historiadora Alda Dudek irá incentivar os participantes a resgatarem memórias e, no final, terão escrito uma autobiografia – que será lançada em livro físico. 

A historiadora Alda (Renata Rutes)

Alda conta que a ideia partiu da secretária de Inclusão Social, Christina Barichello, com aval do prefeito Fabrício Oliveira, com o objetivo de mexer com a memória dos participantes – que precisam ter mais de 18 anos, podendo ser tanto homens quanto mulheres. 

“O objetivo é mexer com a memória, cognitivo e o cérebro, partindo do pressuposto de relembrar o contexto histórico do ano em que a pessoa nasceu. Fatos históricos da data, pesquisando-os, relembrando fatos. Em cima disso, a pessoa irá resgatar a sua própria história, suas memórias, escrevendo em um caderno, para então fazer a sua autobiografia. Pode ser uma parte da vida, algo que marcou…”, explica. 

- Publicidade -

Para isso, haverá aulas sobre noções básicas de texto, elementos da língua portuguesa e, ao final, os participantes terão produzido um livro cada um e a prefeitura fará cinco cópias físicas (para cada pessoa cinco). 

“Vamos fazer uma tarde de autógrafos, serão livros oficiais mesmo, diagramados com capa e tudo! E, aqueles que quiserem, poderão ir atrás de publicar o seu livro oficialmente depois. Vamos fornecer o material, o kit, para o curso também. Nesta quinta será a apresentação, quem não puder vir, pode começar semana que vem, mas o ideal é que a pessoa acompanhe o máximo possível da programação, já que vamos ensinar técnicas, fazer correções nos textos e tirar dúvidas”, diz. 

Para participar da oficina Histórias e Memórias, basta ir até a Casa da Mulher e do Voluntário, localizada na Rua 2.850, 303, entre as avenidas Brasil e Terceira, no centro de Balneário Camboriú. Os participantes precisam ter mais de 18 anos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -