- Publicidade -
13.3 C
Balneário Camboriú

Histórias e Memórias: através de projeto da prefeitura, moradores poderão escrever autobiografia

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O projeto Histórias e Memórias inicia oficialmente nesta quinta-feira (17), às 15h. Serão 15 encontros gratuitos, sempre nas quintas na Casa da Mulher e do Voluntário, em Balneário Camboriú, onde a professora e historiadora Alda Dudek irá incentivar os participantes a resgatarem memórias e, no final, terão escrito uma autobiografia – que será lançada em livro físico. 

A historiadora Alda (Renata Rutes)

Alda conta que a ideia partiu da secretária de Inclusão Social, Christina Barichello, com aval do prefeito Fabrício Oliveira, com o objetivo de mexer com a memória dos participantes – que precisam ter mais de 18 anos, podendo ser tanto homens quanto mulheres. 

- Publicidade -

“O objetivo é mexer com a memória, cognitivo e o cérebro, partindo do pressuposto de relembrar o contexto histórico do ano em que a pessoa nasceu. Fatos históricos da data, pesquisando-os, relembrando fatos. Em cima disso, a pessoa irá resgatar a sua própria história, suas memórias, escrevendo em um caderno, para então fazer a sua autobiografia. Pode ser uma parte da vida, algo que marcou…”, explica. 

Para isso, haverá aulas sobre noções básicas de texto, elementos da língua portuguesa e, ao final, os participantes terão produzido um livro cada um e a prefeitura fará cinco cópias físicas (para cada pessoa cinco). 

“Vamos fazer uma tarde de autógrafos, serão livros oficiais mesmo, diagramados com capa e tudo! E, aqueles que quiserem, poderão ir atrás de publicar o seu livro oficialmente depois. Vamos fornecer o material, o kit, para o curso também. Nesta quinta será a apresentação, quem não puder vir, pode começar semana que vem, mas o ideal é que a pessoa acompanhe o máximo possível da programação, já que vamos ensinar técnicas, fazer correções nos textos e tirar dúvidas”, diz. 

Para participar da oficina Histórias e Memórias, basta ir até a Casa da Mulher e do Voluntário, localizada na Rua 2.850, 303, entre as avenidas Brasil e Terceira, no centro de Balneário Camboriú. Os participantes precisam ter mais de 18 anos.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -