- Publicidade -
- Publicidade -
16.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Igreja Matriz Santa Inês tem novo pároco, Frei Roberto Carlos já atuou cinco anos em Balneário

O Frei Roberto Carlos Nunes, de 49 anos, foi empossado novo pároco da Igreja Matriz Santa Inês, de Balneário Camboriú, na noite de sábado (29). Ele retorna para a cidade após sete anos. Atuou em Balneário entre 2010 e 2015 como vigário, e agora enfrenta um novo desafio. 

Ele conversou com o Página 3 e revelou o que espera daqui para frente. Acompanhe.

- Publicidade -

A cerimônia de posse foi presidida pelo Padre Guilherme dos Santos, representante do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jonk. 

Durante a missa o novo pároco recebeu quatro símbolos: o Evangelho, lembrando sua missão de evangelizar através da palavra de Deus; a jarra do Batismo, sinal da Iniciação a Vida Cristã; a estola roxa, lembrete do perdão e da misericórdia de Deus; e a chave do Sacrário, que guarda a hóstia consagrada. 

Voltando após sete anos

Ao Página 3, Frei Roberto disse que conhece toda a comunidade, mas agora a responsabilidade é maior.

- Publicidade -

“Vejo também como um crescimento, um aprendizado. Saí de uma paróquia até um pouco maior (Paróquia Imaculada Conceição, de Curitibanos, onde serviu entre 2015 e 2022), onde aprendi muito. Fiquei feliz por retornar no sentido de já conhecer a realidade da cidade e da paróquia, porque quando você vai para uma cidade onde não conhece exige que se preocupe também com o município, nesse ponto já tenho um pouco de experiência, por ter passado cinco anos aqui”, explica.

Acolhida foi positiva

O Frei disse que ficou muito feliz com a acolhida dos fiéis, que ficaram contentes e animados com o retorno dele que, além dos deveres religiosos, também será o responsável pela gestão econômica da paróquia, tendo como ajudantes outros dois frades já conhecidos da comunidade: Frei Lindolfo e Frei Konrado, vigários paroquiais.

- Publicidade -

A gestão será para o triênio 2022-2024, com possibilidade de renovação ao final do período.

“A comunidade está se colocando à disposição para trabalharmos juntos, e concordo com isso. Quero que todos trabalhemos em conjunto, pela igreja e pela cidade. Neste primeiro ano devo continuar com os trabalhos programados para este ano pelo Frei Daniel Dellandrea (último pároco da Igreja Santa Inês). Será de continuidade, para aos poucos ir mostrando as ideias que também tenho junto das pastorais e movimentos”, afirma.

Cuidados com o Covid continuam

Roberto Carlos aproveita para citar como vê o ano de 2022 nos cuidados com o Covid, já que há uma nova onda de casos de síndromes respiratórias.

“Acredito que será um ano mais tranquilo, já que as pessoas sabem os cuidados que exigem, como se portar diante dessa situação do Covid. Inclusive os cuidados continuam dentro da igreja, como distanciamento, álcool gel, uso de máscara”, diz. 

Sobre os eventos presenciais, a exemplo do teatro da Paixão de Cristo, realizado pelos jovens da igreja na Páscoa, o Frei disse que ainda não sabe se será realizado, mas que há a possibilidade.

“Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”

Questionado sobre qual será a vertente que a igreja trabalhará neste ano, Frei Roberto salienta que o foco está no Sínodo, instalado pelo Papa Francisco, que tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. “Normalmente a assembleia é focada em Roma, mas o Papa mudou para contemplar toda a comunidade, todas as igrejas do mundo, envolvendo todas as pessoas neste projeto. E vamos ter também momentos de conscientizar as pessoas sobre o Covid, seguiremos falando muito sobre os cuidados, para que não seja preciso regredirmos e sim seguindo com passos para frente no sentido da saúde”, completa.

Frei Roberto Carlos é natural de Concórdia, ingressou na vida religiosa em 1999, quando professou seus votos solenes na cidade de Petrópolis (RJ). Foi ordenado sacerdote em 2002, em sua terra natal e, de lá, partiu para Pato Branco, onde ficou até 2010. Foi vigário na Paróquia Santa Inês entre 2010 e 2015 e pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Curitibanos (SC) entre 2015 e 2022.

credito_ Luis Turatti
- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: