Com a inauguração dos cinco andares restantes, pelo governador Jorginho Mello, nesta semana (2), o Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, tornou-se a maior estrutura pública de saúde do Estado, com 590 leitos.
Foram entregues a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e setores de Internação Geral. O investimento total do Estado ultrapassou R$ 134,6 milhões.
Em 21.477,27m2 de área construída, o Complexo tem hoje 590 leitos ativos, que reforçam o hospital como referência na região da Foz do Rio Itajaí, com 93% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando os municípios da Amfri: Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí e Navegantes.

A unidade se destaca pela atuação em sistema porta aberta e pelo atendimento em alta complexidade, com foco em oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, gestação de alto risco, além da realização de transplantes de córnea e rim.
O Hospital Marieta, inaugurado em 28 de janeiro de 1956, é administrado pela Rede Madre – Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.
Em etapas
Nos últimos dois anos, o Hospital Marieta tem ampliado seus serviços de forma constante.
Em 2023, foram inauguradas a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Ambulatório de Especialidades, 20 leitos de UTI adulto, uma nova ala de internação com 41 leitos e o Centro de Diagnóstico por Imagem.
Em 2024, a instituição entregou o novo Serviço de Urgência e Emergência, 10 leitos de UTI adulto, 36 novos leitos de internação, 12 salas cirúrgicas e um andar dedicado ao Centro de Material e Esterilização (CME).

Marieta registra alta nos nascimentos em 2025
A Maternidade do Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência para gestantes de baixo, médio e alto risco em Santa Catarina, iniciou 2025 com um aumento no número de nascimentos. De janeiro a junho, foram registrados 2.213 partos, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 1.889 nascimentos.
Os dados apontam maio como o período de maior nascimentos, com 409 partos, seguido de junho, com 394. Entre os bebês, prevaleceu o nascimento de meninas com: 1110 e 1103 meninos.
Agora, com o novo centro obstétrico, a UTI, UCI Neonatal e Banco de Leite totalmente reestruturados, além do alojamento no mesmo andar, as mães permanecerão mais próximas de seus bebês que necessitam de cuidados especiais logo nos primeiros dias de vida, fortalecendo o vínculo que faz toda a diferença na recuperação.
“É um ganho enorme para toda a comunidade. Significa mais proximidade entre mães e bebês e um espaço mais amplo de trabalho para este momento tão importante da vida das famílias, que é o nascimento ”, destaca a coordenadora da Maternidade, Larissa Alves.
Reconhecido pelo incentivo ao aleitamento materno e por práticas que colocam a família no centro do cuidado, o Hospital Marieta reforça, com a nova estrutura, seu compromisso de seguir acolhendo cada nova vida com respeito, humanidade e excelência.
‘Cada novo andar entregue, é uma porta aberta à esperança’, diz presidente da AMT, Maurício Gom

O presidente da Associação Madre Teresa, Maurício José Gom, disse que a inauguração total do Complexo Madre Teresa representa a concretização de um compromisso com a vida.
“Cada novo leito, cada novo andar entregue, é uma porta aberta à esperança para quem precisa de cuidado, atenção e humanidade”, destaca.
O presidente da AMT segue dizendo que a inauguração desta semana é um marco para a saúde pública catarinense e, de certa forma, um reflexo do trabalho contínuo da Associação Madre Teresa em favor da estrutura, do acolhimento e da vida.
“Concluir o Complexo Madre Teresa é mais do que finalizar uma obra: é garantir que nossa missão de servir com excelência e dignidade se transforme em realidade para milhares de pessoas”, complementa o presidente da entidade que há 12 anos trabalha para contribuir com o hospital.
Entre as ações já realizadas pela AMT, estão desde a reforma com pintura de Clínicas Médicas do prédio antigo, até a aquisição de televisores, ar-condicionado e poltronas para os acompanhantes dos pacientes. Um dos feitos muito reconhecido foi a aquisição de uma Torre de Vídeo Cirurgias, em parceria com o Rotary Clube Itajaí Porta do Vale, num investimento de cerca de meio milhão de reais.
Fonte: SecomSC/Oficina das Palavras