- Publicidade -
15.2 C
Balneário Camboriú

Itajaí 161 anos: programação de aniversário inicia nesta segunda-feira

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Itajaí celebra 161 anos nesta terça-feira (15), mas a programação de aniversário começa nesta segunda (14) com diversas atrações musicais, mostra audiovisual, lançamento de livro e passeio ciclístico. 

Devido à pandemia, a programação foi organizada para que toda população possa participar de maneira segura. O objetivo é valorizar a cultura itajaiense e a história dos 161 anos do município. 

- Publicidade -

“Com estes eventos queremos movimentar a cena cultural e presentear toda a comunidade. É uma forma de valorizarmos os artistas, homenagear a nossa cidade e celebrar os 161 anos de Itajaí de forma segura”, afirma o superintendente das Fundações de Itajaí, Normélio Weber. 

A programação 

*Segunda-feira, 14 – Live “161 Sons de Itajaí”, às 19h – YouTube Prefeitura de Itajaí 

A live “161 Sons de Itajaí” reunirá produções de mais de 20 artistas, com cerca de três horas de duração, intercaladas entre vídeos gravados e apresentações ao vivo, em estúdio, de música, dança, teatro, literatura e cultura popular. O evento online inicia às 19h desta segunda-feira (14) com transmissão pelo canal do YouTube da Prefeitura de Itajaí (https://www.youtube.com/c/Munic%C3%ADpiodeItaja%C3%AD). 

*Terça-feira, 15 – Apresentações musicais itinerantes, das 9h às 22h – Bairros de Itajaí 

- Publicidade -

Na terça-feira (15), dia do aniversário da cidade e feriado municipal, um caminhão adaptado circulará pelo município, das 9h às 22h, com apresentações musicais de quatro bandas: Campeiraço, Torre de Babel, Legião Gaúcha e Ninguém Sabe. 

Com saída prevista do Centro de Serviços Integrado (CSI) do Município, no Bairro Fazenda, o veículo irá percorrer diversas ruas e bairros ao longo do dia, levando música até os moradores da cidade, de forma segura. A ação vai respeitar as recomendações para evitar o contágio da Covid-19 e não fará paradas para evitar aglomeração de pessoas. 

*De terça a sexta-feira, 15 a 18 – Mostra audiovisual – Itajaí 161 anos, às 20h – YouTube Prefeitura de Itajaí 

Onze filmes de produtores locais foram selecionados por uma curadoria para integrar a Mostra Audiovisual – Itajaí 161 anos. O evento é organizado e produzido pela Câmara Setorial de Audiovisual do Conselho Municipal de Políticas Culturais, com patrocínio da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí. 

A mostra foi dividida em quatro sessões, que serão transmitidas entre os dias 15 e 18 de junho (terça a sexta-feira), às 20h, pelo canal oficial da Prefeitura de Itajaí no YouTube (https://www.youtube.com/c/Munic%C3%ADpiodeItaja%C3%AD). As sessões foram denominadas com termos do linguajar peixeiro e abordam diferentes temáticas, como mulheres, história da cidade, temas do cotidiano e curtas para crianças. 

*Quarta-feira, 16 – Lançamento do Livro “Memórias Rurais”, às 10h – Parque do Agricultor 

Com o objetivo de resgatar os eventos que desenvolveram a zona rural de Itajaí, a Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana realiza o lançamento do livro “Memórias Rurais”. O lançamento da obra ocorrerá na quarta-feira (16), a partir das 10h, no Parque do Agricultor (onde acontece a Festa do Colono). 

O projeto foi idealizado em 2017 pelo secretário de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, César Reinhardt, e pela professora Ana Carolina Vinholi. Foram feitas pesquisas e entrevistas para desenvolver um trabalho que resgatasse momentos importantes para a área rural da cidade, como as Festas do Colono e a criação da Secretaria Municipal de Agricultura. Em 2020, o Padre Élcio Alberton aderiu ao projeto e auxiliou na finalização do livro. 

*Domingo, 27 – Passeio Ciclístico Rural, às 8h30 – Saída do Parque do Agricultor 

A última atividade da programação acontecerá no domingo (27), um Passeio Ciclístico Rural que tem como objetivo incentivar práticas saudáveis, ecológicas e valorizar as belezas do interior de Itajaí. A saída será no Parque do Agricultor, a partir da 8h30, em direção a igreja da comunidade de Laranjeiras (Igreja Azul). Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local na hora do evento.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -