O jornalista Émerson Ghislandi, estreia como colunista do Jornal Página 3, nesta sexta-feira, Dia do Professor, com uma crônica em homenagem ao seu pai, Pedro Ghislandi, que educou sucessivas gerações de itajaienses.
O irmão do professor Pedro, o também professor Armando César Ghislandi, governou Balneário Camboriú em duas ocasiões.
Émerson Ghislandi iniciou no jornalismo em 1979, como repórter do Jornal de Itajaí, e ao longo da carreira trabalhou no jornal A Notícia; Jornal de Santa Catarina; O Estado e Diário Catarinense.
No Jornal de Santa Catarina venceu, em 1983, o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante do País na época, pela cobertura da enchente que assolou Itajaí e dezenas de outros municípios catarinenses.
O novo colunista do Página 3 teve forte ligação com o ensino superior, criando em 1983 a assessoria de comunicação da Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi).
Posteriormente, quando a Fepevi se transformou em Univali, Émerson atuou 18 anos como assessor de Imprensa da universidade e outros 10 como editor de jornalismo da Rádio Educativa Univali FM.
Nessa condição, teve protagonismo na criação do curso de Jornalismo da Univali, o primeiro fora da Capital, que completou 30 anos em março de 2021.
Casado com a artista plástica Maria Ghislandi, Émerson tem três filhos.