- Publicidade -
- Publicidade -
24.5 C
Balneário Camboriú

Laboratório Multiusuário de Criatividade e Desenvolvimento Humano será inaugurado na Univali

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Infrações identificadas há cinco anos resultam em autuação da EMASA pelo IMA

Além da penalidade aplicada, será necessário um investimento próximo a R$ 2 milhões para sua ativação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza na sexta-feira (25), a cerimônia de inauguração do Laboratório Multiusuário de Criatividade e Desenvolvimento Humano (LCDH), no campus Professor Edison Villela (Itajaí). Ele é vinculado ao curso de graduação em Psicologia e aos Programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia e Saúde e Gestão do Trabalho.

O espaço vai integrar o projeto Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional – Dua Games, aprovado no edital SisAssistiva/2022 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O projeto visa desenvolver jogos digitais, na perspectiva do desenho universal e da criação colaborativa, para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes com autismo ou deficiência intelectual, mental e múltipla. 

O foco do trabalho é garantir mais autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

No local, serão realizadas oficinas de criação de jogos com alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais localizadas em Itajaí. 

- Continue lendo após o anúncio -

O projeto contempla uma turma com 10 alunos dos anos iniciais e uma turma com 10 alunos dos anos finais por semestre. Serão 10 encontros semanais com duas horas e meia de duração.

“Será uma intervenção longa, com aproximadamente 30 horas de atividades multidisciplinares, em um ambiente totalmente equipado e preparado para o desenvolvimento dos trabalhos, oportunizando às crianças o acesso a modernas tecnologias digitais de informação e comunicação. Este projeto é um desdobramento da minha tese de doutorado e, ao agregar os mestrados de Psicologia, Saúde e Gestão do Trabalho e os cursos de Design de Games e Ciência da Computação, ampliamos a pesquisa para entender melhor os participantes, suas histórias relacionadas à deficiência e suas demandas. A intenção agora é compreender os ganhos dessas crianças e adolescentes a partir da intervenção com a criação de games”, explica a coordenadora do projeto, professora Adriana Gomes Alves.

A estrutura do LCDH integra o Complexo de Laboratórios Multiusuários 2 da Univali e reúne impressoras 3D, impressora de tinta, notebooks, tablets e smartphones. 

O espaço foi projetado pelo Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (Etau) e a logomarca desenvolvida pelo DesignLab da Univali.

Para atender às demandas do curso de Psicologia, além do mobiliário, a sala está equipada com câmeras que permitem a observação das atividades em outro ambiente e espelhos para realização de experimentos, aplicação de testes e atendimentos psicológicos com a função de ensino.

O projeto envolve sete professores/pesquisadores e 13 bolsistas. Atualmente, oito pesquisas de mestrado e duas de doutorado vinculadas ao projeto estão em andamento.

“A Univali já conta com o Laboratório Multiusuário de Design Universal (ULAB), espaço que reúne todos os equipamentos necessários para que possamos produzir os jogos idealizados junto com as crianças. Ter esse laboratório multiusuário em funcionamento era um requisito da Finep neste edital de tecnologias assistivas, desta forma, alguns dos equipamentos adquiridos com o recurso também estão sendo direcionados ao ULAB. O novo laboratório surge para fortalecer ainda mais as pesquisas que realizamos nessa área, visto que, a partir de agora, teremos um espaço mais adequado, equipamentos e materiais que facilitarão muito o trabalho das equipes”, complementa a docente.

- Continue lendo após o anúncio -
Foto Dales Hoeckesfeld

O projeto Dua Games terá também a parceria da Unimed Litoral que irá indicar pacientes em tratamento para participar das oficinas realizadas no LCDH. O acordo contempla ainda a possibilidade dos pesquisadores da Univali utilizarem o Centro de Desenvolvimento Especializado, espaço voltado ao atendimento de crianças com atraso do neurodesenvolvimento, implementado pela Unimed Litoral em 2022.

A inauguração do Laboratório Multiusuário de Criatividade e Desenvolvimento Humano será realizada a partir das 14h, na sala 205, do bloco F2.

Equipe Pesquisadores Dua Games

  • Adriana Gomes Alves – PPGE / PPGP / Ciência da Computação
  • Juliana Vieira Almeida Silva – PPGP
  • Juliana Vieira de Araújo Sandri – PPGSGT
  • Fabíola Hermes Chesani – PPGSGT
  • Regina Célia Linhares Hostins – PPGE
  • Carina Nunes Bossardi – PPGP
  • Ewerton Eyre de Morais Alonso – Ciência da Computação / Design de Games

Texto: Roberta Ramos/Assessoria Comunicação

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas