A Empresa Municipal de Saneamento e Água (EMASA) segue na limpeza subterrânea do canal do Marambaia que iniciou há 30 dias e tem previsão de terminar em dezembro.
Esta semana o serviço está acontecendo no trecho que vai das ruas 1901 até 1501, no Centro da cidade.
A equipe contratada começou o trabalho com caminhão hidrojato próximo da nascente do rio, próximo ao Colégio Vereador Santa, no Centro, e agora chegou nas galerias maiores para fazer a limpeza com homens e equipamentos.
O diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber disse que a maior dificuldade é o acesso à parte canalizada, que começa com tubulação e vai aumentando até chegar a galerias.
“Agora está numa área de galerias, e além da limpeza está sendo feita a inspeção de ligações e tubulações irregulares que serão lacradas”, disse Douglas. Segundo ele, a expectativa é terminar o serviço até dezembro.
O prefeito Fabrício Oliveira também destacou a importância desta nova fase da revitalização do Rio Marambaia.
“Estamos limpando e desassoreando toda a extensão do rio que corre sob construções e coberturas diversas. É uma parte do rio que não está à vista, mas cuja limpeza é fundamental para que recuperemos este curso d’água tão significativo de nossa cidade”, disse o prefeito.
Ele lembrou que da limpeza já realizada do rio aberto, cerca de 850m até a foz, foram retirados 6mil m3 de lama e lodo.
Para desassorear a parte canalizada do Rio Marambaia, que tem cerca de 2.700 metros, são utilizadas equipes de limpeza e equipamentos, como hidrojatos, que fazem a remoção do material decantado e dos detritos do curso d’água em direção à foz do rio.