Mostra de Cinema Infantil inicia nesta terça-feira em Balneário Camboriú e segue até domingo

- Publicidade -
- Publicidade -

Vereador Teco sugere transformar Interpraias em corredor turístico inspirado na Costa Amalfitana

O vereador Alessandro Teco (DC) apresentou uma indicação à prefeita Juliana Pavan propondo a realização de estudos técnicos para...

SC Custom Show começou nesta sexta reunindo apaixonados pela cultura custom de vários países em Balneário Camboriú

O criador e organizador do evento, Rodrigo Huelsmann, falou ao Página 3 sobre os bastidores da 14ª edição, o crescimento internacional do evento e o impacto para o turismo da cidade

Drone automatizado começa a ser testado em Balneário Camboriú para reforçar monitoramento da segurança

Balneário Camboriú iniciou os testes de um drone automatizado que promete ampliar a capacidade de monitoramento da Guarda Municipal...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O “Cine Cidadão – Mostra de Cinema Infantil de BC”, inicia nesta terça-feira (26) e segue até domingo (31) em Balneário Camboriú. 

A proposta atravessa as fronteiras da tela, porque oferece atividades diversificadas que incluem a exibição de 10 obras nacionais, rodas de conversa para educadores e uma oficina técnica para profissionais do setor.

Contemplada no edital LIC II (Eventos 2025), a ação é coordenada pelo diretor de fotografia Jaques Rangel, profissional com vasto portfólio em publicidade nacional e internacional, além de curtas, longas e séries. 

“A gente faz filmes para contar histórias, seja ficção ou documental e para elas chegarem ao público, este é o sentido do fazer cinema e também do projeto Cine Cidadão. Contar histórias para o público infantil é contribuir na formação de um adulto e o cinema tem este poder, disse Rangel”.

A produção executiva leva a assinatura de Dagma Castro, produtora cultural, conselheira no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e presidente do BC Criativo, com mais de 40 projetos em seu currículo.

“O conceito aqui é possibilitar um espaço democrático e inclusivo onde produtores de conteúdo audiovisual e o público possam experienciar e dialogar o cinema, seus fazeres e sua transversalidade entre cultura, cidadania e educação”, afirmou Dagma.

Programação

Mostra de Filmes — 30 e 31 de maio | Teatro Bruno Nitz | 16h

- Continue lendo após o anúncio -

A seleção traz 10 obras nacionais (8 curtas e 2 longas-metragens) escolhidas por Luiza Lins, criadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, uma das mais importantes da América Latina.

Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e pelo Centro de Artes Laranjeiras (CAL-RJ), Luiza Lins é roteirista, diretora, produtora e ex-presidente da Cinemateca Catarinense. Integra o Conselho Superior de Cinema (2023/2025) e participou da comissão do MINC/MEC para regulamentação da Lei 13.006, que obriga a exibição mensal de cinema brasileiro nas escolas.

“Recebi com entusiasmo o convite para assinar a curadoria do Cine Cidadão. Uma curadoria zelosa permite que as crianças se reconheçam na tela, ao mesmo tempo em que descobrem novas culturas. Esta seleção reflete a pluralidade do nosso povo e utiliza a sensibilidade para abordar temas que despertam empatia e inclusão”, declarou Luiza.

Roda de Conversa — 26 de maio | SESC Balneário Camboriú | 19h às 21h

Com o tema “Cineclube, público e cinema na escola”, o encontro reúne cineclubistas de Santa Catarina para discutir o audiovisual como ferramenta pedagógica. 

O diálogo é voltado a professores e ao público escolar, com mediação da Dra. Gizely Cesconetto (IFSC), licenciada em Artes Visuais (UDESC), mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL), doutora em Geografia Cultural pela Universidade do Minho (Portugal, 2025). Professora do IFSC desde 1997, coordena os projetos Cineclube Ó Lhó Lhó e Núcleo de Produção Digital de SC.

- Continue lendo após o anúncio -

“O cineclube é entendido como um espaço de mediação, no qual o cinema se torna um dispositivo de leitura do mundo e de produção de sentidos compartilhados. Em um contexto em que os jovens se relacionam intensamente com as telas de forma individualizada, a prática coletiva de assistir obras audiovisuais, seguida do diálogo, cria outras possibilidades de experiência”, disse Gizely. Participantes: Catarina Kinas, Mariah Girassol, Rita Oenning, Sandro Pauli e Takashi Severo.

Oficina de Roteiro — 27, 28 e 29 de maio | Online | 19h às 22h

A formação “Estrutura Narrativa para Filmes Infantis” será ministrada por Thiago Fogaça, Script Doctor e autor do livro “História & Roteiro: Teoria, Estrutura, Personagem, Formatação, Mercado”. Dirigida a profissionais da área, a capacitação é estruturada em 4 módulos (12 horas totais).

As inscrições para todas as atividades são gratuitas, as presenciais acontecerão 15 minutos antes dos eventos e a oficina de roteiro tem sua inscrição via formulário, pelo link da bio do Instagram @cine_cidadao.

Após a mostra, o projeto leva o cinema às escolas com a ação “O cinema também vai à escola”, com exibição de um curta-metragem e roda de conversa com alunos e professores em formato cineclube.

- Continue lendo após o anúncio -

Serviço

Evento: Cine Cidadão — Mostra de Cinema Infantil de BC

Datas da Mostra: 30 e 31 de maio de 2025 | a partir das 16h

Local: Teatro Bruno Nitz — Balneário Camboriú

Roda de Conversa: 26 de maio | SESC Balneário Camboriú

Oficina de Roteiro: 27, 28 e 29 de maio | Online

Realização: Lei de Incentivo à Cultura — LIC II, Edital de Eventos 2025

Entrada: Gratuita

Produção de texto: Tatiele Rivera

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas