- Publicidade -
- Publicidade -
25.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

OAB/SC conquista 50% de reajuste para a advocacia dativa, que já atendeu gratuitamente 190 mil pessoas

A OAB/SC conquistou reajuste de 50% no valor do piso, e de 20% no valor do teto da tabela de honorários da advocacia dativa. 

O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), João Henrique Blasi, durante sua participação no Colégio de Presidentes de Subseções da Seccional, sábado (21) em Jaraguá do Sul. 

A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, mantinha tratativas com o TJSC e o Poder Executivo para a elevação da tabela desde janeiro, buscando uma remuneração digna para os profissionais, que já atenderam gratuitamente quase 190 mil pessoas nos últimos três anos – período de funcionamento do sistema de Assistência Judiciária Gratuita (AJG), implementado também por pleito da OAB/SC.

- Publicidade -

A elevação da tabela dos dativos era um dos principais compromissos da OAB/SC. No início da gestão de Cláudia já foram concedidos 10,8% de reposição na tabela. Blasi irá agora relatar a proposta de 50% no piso e de 20% no teto da tabela ao Conselho da Magistratura, na sessão do próximo no dia 13 de junho. 

“É o nosso reconhecimento aos advogados de Santa Catarina, à advocacia do nosso Estado. Portanto, havendo esta possibilidade, condições objetivas para tanto, nós vamos implementar esta proposta. Os advogados são indispensáveis à administração da Justiça”, destacou Blasi no Colégio de Presidentes da OAB/SC.

Como funciona

A advocacia dativa tem mais de 10 mil advogados que atendem gratuitamente a população hipossuficiente em todos os municípios do Estado, sobretudo onde não há Defensoria Pública ou onde sua estrutura não consegue atender a demanda. 

Atualmente a Defensoria Pública só tem atuação em 24 das 111 Comarcas do Estado. 

Segundo o IBGE, são mais de 750 mil pessoas pobres ou extremamente pobres no Estado. 

“Em três anos já assistimos a nada menos que quase 190 mil cidadãos, os quais, de outra forma, não teriam amparo jurídico para reivindicar seus direitos, muitas vezes básicos, essenciais. Essa é uma conquista da cidadania, fruto de diálogo institucional, e que fortalece e valoriza a advocacia dativa, que tem a responsabilidade de promover o acesso à Justiça à parcela hipossuficiente da população”, destaca a presidente da OAB/SC.

fonte: Alvo Conteúdo Relevante

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -