Pescadores capturaram 4.584 tainhas em Taquarinhas nesta terça-feira

- Publicidade -
- Publicidade -

Após denúncia ao Página 3, prefeitura confirma salários pendentes de terceirizados da DTI

Uma denúncia anônima recebida pelo Página 3 relatou atrasos salariais e falta de pagamento de verbas rescisórias a trabalhadores...

Novos acessos entre Camboriú e BC têm início de obras previsto para 2027

Prefeituras planejam cinco conexões entre os municípios. Ligação da Rua Barra Velha com a Avenida Santa Catarina está em processo de licitação

Veja o que deve mudar na sua profissão com o fim da escala 6×1

A mudança irá ocorrer 60 dias após a promulgação e a publicação da medida, período que será usado para os setores se adaptarem.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O maior lanço desta safra da tainha de Balneário Camboriú foi capturado na manhã desta terça-feira (11), na Praia de Taquarinhas. Os pescadores capturaram 4.584 peixes e estimam que, ao total, já foram pescadas 25 mil tainhas na cidade nesta temporada.

Segundo o pescador Jair Euflorzino, o lanço desta terça-feira foi o maior desta safra em Balneário. Os pescadores de Taquarinhas se uniram com os de Taquaras, praia vizinha, e com três redes conseguiram capturar o cardume. 

Foto: Jair Euflorzino

“Está muito boa essa safra, ainda tem muito peixe na costa de Taquaras e Taquarinhas. Esse peixe que capturamos hoje já estava há mais de duas semanas nas pedras, no costão, e veio para Taquarinhas nesta manhã e nos juntamos para conseguir capturar. Acreditamos que vai aumentar ainda mais [o número de peixes capturados], porque tem mais cardume vindo”, diz.

40 mil peixes até o fim da safra

Jair aponta que até fim de julho devem capturar muita tainha. Neste momento, o ‘tainhômetro’ aponta cerca de 25 mil peixes capturados nas praias da cidade. 

“Acredito que podemos chegar em mais de 40 mil tainhas até o fim da safra”, acrescenta.

Praia Central está capturando pouco 

A fartura da safra está se restringindo às praias agrestes – Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro, Estaleirinho, Pinho e Laranjeiras. Na Praia Central, os pescadores não estão conseguindo capturar muitas tainhas e, segundo eles, se deve também ao desrespeito de lanchas e jet skis, que insistem em ficar com som alto e fazendo ‘algazarra’, o que espanta o peixe. 

“Na Praia Central a cada ano que passa fica mais complicado, porque é difícil controlar o tráfego de lanchas e o pessoal não respeita. Enquanto não existir projeto de lei para realmente ser feito algo, que possam punir, vai ficar complicado. Tem que ser pauta na Câmara e fazer o projeto para favorecer o pescador, a safra é tão curta e precisamos ser mais respeitados”, completa o pescador.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas