Os pescadores da Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, capturaram na tarde de terça-feira (20) 5.600 tainhas – o maior lanço desde 2021, quando foram 4.600 tainhas, mas ainda muito longe do recorde de 2006, quando foram pescadas 35 toneladas do peixe.
A tainha chegou junto com o frio e nesta quarta-feira aconteceu um lance no Retiro dos Padres, em Bombinhas, com talvez 20 mil tainhas. Nna noite anterior a pesca também foi boa na Barra da Lagoa, em Florianópolis.
TAQUARAS



Segundo Jair Euflorzino (ao meio, nas fotos acima), de tradicional família de pescadores e presidente da Associação de Moradores de Taquaras, nesta quarta-feira (21), início oficial do inverno, ainda não foi capturado nenhum peixe em Balneário, mas a expectativa existe, porque houve o lanço grande no Retiro dos Padres. “Sofremos um pouco, o mar estava muito agitado, mas conseguimos capturar esse lanço. Peixe lindo, grande e saboroso. Chegou atrasadinha a tainha, mas chegou”, comemorou.
Há duas associações que pescam juntas em Taquaras, por isso os 5.600 peixes foram divididos. Metade foi para uma peixaria no Bairro da Barra e o restante repartido entre os pescadores e vendido na praia que comprou tudo.
“Deu 129 peixes para cada camarada que ajuda fixo na safra da tainha. A galera toda levou peixe grande e bonito para casa, foi muito bacana” completou Euflorzino.