- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú

Primavera chega com temperaturas amenas e chuva em Balneário

Nessa estação são comuns temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico nesta quarta-feira (22), às 16h21min, quando ocorre o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul. 

Neste dia, o dia e a noite têm a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. 

Em Balneário, a estação mais florida do ano será ‘recepcionada’ com uma nova frente fria junto de uma massa de ar polar que entra no estado baixando as temperaturas, segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima/Univali). 

Será uma semana em que teremos sol, mas com a maior presença das nuvens e chuva fraca ocasional diária. 

- Publicidade -

As temperaturas serão amenas nesta semana – com máximas entre 21/23°C e friozinho entre quarta e sexta-feira (22 e 24) com mínimas entre 11/13°C. 

Como será a primavera

Segundo as meteorologistas Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, do EPAGRI/CIRAM, a primavera deve contrariar a climatologia (de uma das estações mais chuvosas do ano) em parte do Estado catarinense. 

A previsão é de chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica no Oeste e Meio-Oeste; porém, do Planalto ao Litoral [incluindo Balneário Camboriú], deve apresentar chuva e temperatura próxima da média climatológica. 

- Publicidade -

Vale lembrar que na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. 

Essa condição deve ocorrer com maior frequência do Planalto ao Litoral nos próximos meses, mas não pode ser descartada nas demais regiões.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -