- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Primeiro pinguim do Oceanic Aquarium, de Balneário Camboriú, nasceu em janeiro

Havia dois ovos, mas apenas um completou o desenvolvimento embrionário

O primeiro pinguim no Oceanic Aquarium nasceu no dia 21 de janeiro, filho de Chandler e Rachel, da espécie Pinguim-de-Magalhães. Havia dois ovos, mas somente um completou o desenvolvimento embrionário (o que é comum para a espécie e também por serem ‘papais de primeira viagem’). O sexo do filhote deve ser descoberto no exame de sexagem, que será realizado quando ele completar um mês. 

Segundo a assessoria do Oceanic Aquarium, o filhote nasceu às 11h40 do dia 21 de janeiro, pesando 59 gramas. Foram 38 dias de choca com os papais bem atenciosos. Eles se revezaram nos cuidados com os dois ovos, um foi colocado dia 6 e o outro no dia 14 de dezembro, mas o primeiro não completou o desenvolvimento embrionário: 

“Isso é bem comum entre a espécie, inclusive na vida selvagem, principalmente com papais de primeira viagem”, explica André Neto, biólogo e diretor técnico operacional do aquário. 

Papais foram ‘ensinados’ a alimentar o filhote

O outro filhote saiu do ovo três dias depois e hoje pesa cerca de 800 gramas. 

“As aves aprendem também por imitação. Nos primeiros dias nós tivemos que ensinar os pais a alimentarem o filhote para ele ganhar peso e se desenvolver bem, hoje a alimentação dele já é exclusiva pelos pais e a cada dia está mais forte,” explica Juliana Formagio, veterinária que acompanha de perto a família desde a postura dos ovos. Eles se alimentam de manjubas e sardinhas, depois regurgitam direto na boca do filhote.

- Publicidade -

Primeira reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoo ou aquário registrada em SC

É a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários é registrada em Santa Catarina. 

Durante a incubação os ovos eram retirados para exames – pesagem e análise com ovoscópio – e no lugar a equipe técnica colocava ovos falsos: 

“Eles são bem protetores e não gostam quando alguém chega perto do ninho. Então produzimos ovos de argila para poder examinar os verdadeiros sem que os pais ficassem estressados. Foi preciso um cuidado extra durante a incubação para não prejudicar o processo, tanto para os adultos quanto para o filhote, qualquer mudança de humor pode refletir no desenvolvimento do embrião”, conta a bióloga Nathalia Alves.

Mais casais podem se formar

Os ‘titios e titias’ pinguins, que moram no mesmo habitat, não se aproximam do ninho, embora tenham tentado, mas o casal Chandler e Rachel é bem protetor e não deixam chegar perto. Esse é o primeiro casal formado pelas aves que vivem no aquário desde 2019. Ali eles recebem todos os cuidados e acompanhamento da equipe técnica para proporcionar uma melhor qualidade de vida – e ficaram muito à vontade para aumentar a família. 

Por volta dos cinco anos de idade os Pinguins-de-magalhães atingem a maturidade sexual, então ainda será possível ver mais um ou dois casais se formando no Oceanic Aquarium e reproduzindo. 

“Como esse é o primeiro filhote nascido aqui, tem sido um aprendizado mútuo e diário. Tanto os pais quanto o bebê estão bem, cada um aprendendo a sua função dentro dos cuidados parentais e a desenvolvendo muito bem. Eu acredito que a família dos pinguins vai continuar crescendo e estamos muito felizes com o resultado conquistado até aqui”, celebra Juliana. 

Próximos passos do filhote: nadar e conviver com os outros pinguins

Os três continuam vivendo no habitat dos pinguins em harmonia com os demais: Ross, Monica, Phoebe, Joey e Emma, que se juntou ao grupo em 2023. 

Em cerca de duas semanas poderá ser feito o exame de sexagem para saber se é um macho ou uma fêmea. Diariamente a equipe técnica acompanha de perto o comportamento da família e o desenvolvimento do bebê. 

O filhote ainda não tem penas, somente uma plumagem escura. Após completar o primeiro mês ele deverá começar a explorar e andar pelo recinto e até mesmo entrar na água. Mais tarefas para os pais: ensinarem seu bebê a nadar e conviver com os demais pinguins!

- Publicidade -

Certificado de Bem Estar Animal

Ainda em 2022, o Oceanic Aquarium recebeu o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil. Mais de 110 critérios foram cumpridos. Essa certificação é um movimento iniciado pela WAZA – World Association of Zoos and Aquariums, Associação Mundial dos Zoos e Aquários. Resultado do trabalho de uma equipe técnica totalmente dedicada e comprometida em promover o melhor para os animais.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -