- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú

Primeiro rebocador que levará os tubos para o mar está em Balneário Camboriú

Soldagem dos tubos que estão na areia deve ficar pronta esta semana

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O primeiro dos três rebocadores, modelo “Multi Cat”, que conduzirão ao mar as duas linhas de tubos que trarão areia nova para a Praia Central, está no Atracadouro Tedesco. O equipamento que tem um guincho de alta capacidade veio da Argentina junto com uma equipe especializada. O segundo rebocador está atracado em Itajaí.

(Foto Ivan Rupp)

Eles entrarão em funcionamento assim que a soldagem dos tubos na areia da praia for concluída, o que deverá acontecer até o final da semana. Se confirmada a expectativa, as linhas deverão ser conduzidas pelos rebocadores ao mar a partir da próxima semana, mas isso depende da corrente marítima.

A primeira linha tem 1,1 km, está no trecho entre a Rua 2500 e a Rua 3700 e terá as duas pontas fechadas. Tratores irão empurrar a linha para o mar até o encaixe no guincho do rebocador. Ele conduzirá os tubos emendados, que seguirão flutuando, além da Ilha das Cabras.

Concluída esta etapa, a operação levará a segunda linha, que tem 700 metros e está no Pontal Norte. O rebocador a conduzirá da mesma forma e após a Ilha das Cabras, ela será juntada à primeira linha. Desta forma, estará formada uma única linha que vai da praia, na altura da Rua 3300, até o fundo da enseada.

- Publicidade -

Feito isso, uma tubulação flexível de borracha será ligada à ponta da linha que está dentro do mar para afundar a tubulação de ferro. Depois um equipamento será acoplado na outra ponta e nesta operação entrará em ação a draga, que vai puxar a areia para a praia. A draga deverá chegar a Balneário Camboriú em agosto.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -