- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
13 julho, 2025, 01:12

Professor da Univali integra equipe brasileira em evento da Comissão Baleeira Internacional 

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Polícia faz operação sobre fraudes em atestados médicos emitidos no Hospital Ruth Cardoso

Dentre os servidores investigados, há casos em que mais de 50 atestados apresentados em um único ano.

Presidente reeleito do PT de Balneário Camboriú diz que desafio é preparar o partido para a próxima eleição 

“Em Balneário a gente é a resistência, é difícil ser do PT aqui, mas vamos fazendo a nossa política,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O professor da Universidade do Vale do Itajaí (Itajaí), André Barreto, é um dos dez brasileiros que representam o país na Reunião Anual do Comitê Científico da International Whaling Commission (IWC) – Comissão Baleeira Internacional, que acontece até 3 de maio, em Bled, na Eslovênia.

Cerca de 300 especialistas de quase 90 países participam desta edição, que discute temas relacionados às baleias e golfinhos, incluindo as estimativas populacionais mais recentes e a conservação das baleias francas do Hemisfério Sul.

A pauta central das sessões plenárias e discussões é a revisão do Santuário do Oceano Antártico. 

Barreto explicou que as atividades são divididas em subcomitês diferentes e em cada um deles são tratados assuntos que vão desde a abundância, captura por populações aborígenes, poluição e diversos impactos que os seres humanos podem ter sobre estes animais. 

“O objetivo da reunião é compilar as informações que vêm sendo geradas por pesquisadores do mundo todo para criar um relatório que sirva de base para a atuação política dos governos nas relações internacionais”, disse.

- Continue lendo após o anúncio -

A delegação brasileira é liderada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e inclui, além de pesquisadores, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Barreto é biólogo marinho e doutor em Oceanografia Biológica. O professor leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Oceanografia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Univali. Esta é a quinta vez que o pesquisador representa o Brasil no evento.

Os resultados das reuniões dos subcomitês e das sessões plenárias serão entregues para representantes governamentais que irão se reunir em setembro no Peru. Neste encontro, serão abordadas as relações internacionais e os aspectos econômicos, além da conservação das espécies de baleias e golfinhos.

“O relatório que será gerado pelo Comitê Científico vai orientar posicionamentos e decisões da plenária da IWC, que é o momento em que os representantes dos governos se reúnem para tomar decisões ligadas ao uso e à proteção dos cetáceos. Nosso trabalho envolve colaborar com este processo, trazendo informações de qualidade e fazendo recomendações que entendemos que serão importantes para a conservação das diferentes espécies”, completa o professor.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas