A Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) ainda não renovou os contratos da maioria dos seus professores, que estão há quase dois meses trabalhando sem receber. Eram contratados temporários e para alguns o contrato terminou no início de março, outros em meados do mesmo mês.
Segundo informações, esta não é a única situação em atraso: os atletas não receberam até agora o benefício mensal do Programa Bolsa-Atleta e o Fundesporte, programa que distribui verbas para associações e instituições que promovem o esporte. Também não receberam recursos já aprovados e oficialmente divulgados pela prefeitura.
Os professores, que preferem não se identificar por medo de represálias, contaram que sempre que perguntam sobre o problema, a resposta é vaga. Não há prazos, não tem data prevista para chamar os professores, nem para análise da documentação que entregaram.
A maioria continua desempenhando, fazendo treinamentos, participando de competições, para não prejudicar o rendimento e o trabalho dos atletas.
Eles recorreram ao vereador André Meirinho. que também procurou explicações na Fundação.
“O Superintendente da Fundação falou que a Bolsa Atleta iniciará pagamento esta semana, que recursos do FundesporteBC devem ser liberados no início de maio e sobre a contratação dos professores afirmou que estará resolvido no máximo até a primeira quinzena de maio. Estamos chegando em maio com tudo pendente”, afirmou o vereador.
A Fundação tem liberado verbas milionárias para promotores de eventos esportivos vindos de outros locais do país, o que rivaliza com o pouco cuidado dispensado aos atletas e professores locais.
O que diz a Fundação
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Osmar de Miranda (Mazinho) explicou sobre os três assuntos pendentes.
Bolsa Atleta
“Para aqueles que entregaram a documentação, assinaram o contrato, o valor está na conta desde terça-feira (25). O cronograma de pagamentos até o final do ano está disponível”.
Fundesporte
“A Fundação está finalizando a análise do plano de trabalho de cada entidade. Ainda na primeira quinzena de maio, será assinado o termo de parceria”.
Profissionais
“Não vamos mais contratar a pessoa. Os profissionais não terão mais vínculo empregatício com a prefeitura. Com a mudança havia duas opções: contratar uma empresa ou credenciar os profissionais como prestadores de serviço. Por ex: a Farid Beraldo, técnica de vôlei de quadra, se credencia, assinou contrato como prestadora de serviço por um ano, podendo ser prorrogado por mais cinco. Dá para planejar melhor. O credenciamento é novo para nós, para os profissionais também, mas acredito que vai dar certo.
Até sexta-feira (28), a Comissão finaliza a análise dos credenciados (foi aberto um edital, eles apresentaram documentação, currículo, tempo de serviço, questão pedagógica). Semana que vem sai a lista, chamaremos os profissionais para assinar os contratos. São cerca de 50 contratos, feitos pela Secretaria de Compras”, finalizou o chefe dos esportes municipais.