O Projeto Golfinho, que é um programa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que visa formar as crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos (praias, rios, lagos e piscinas), está com inscrições abertas em Balneário Camboriú.
A participação é gratuita e o Golfinho inicia na primeira semana de janeiro, na Praia Central da cidade.
O Comandante do 13o Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), Tenente-Coronel Zevir Aníbal Cipriano Junior, explica que a ideia é formar neste verão 1.500 crianças nas praias atendidas pelo 13BBM (Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas).
Em Balneário, o Golfinho acontece no posto central, na altura da Rua 1.400.
“Mas em qualquer posto que as pessoas forem pedir informação os guarda-vidas vão orientar e inscrever as crianças. O projeto é totalmente gratuito e muito importante porque as crianças são um veículo de divulgação muito poderoso, conversam com amigos e familiares, levando a mensagem da prevenção”, diz.
O projeto é gratuito para crianças de 7 a 11 anos e tem duração de 10h (sempre pela manhã, durante cinco dias).
Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, os pequenos aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios. Como, por exemplo, quais os locais mais adequados para tomar banho, o que significam as cores das bandeiras na beira da praia e como podem proceder em caso de algum incidente ou afogamento nas piscinas.