O docente do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Hans Peder Behling, aprovou, na Chamada Pública nº 021/2021 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um projeto para aprimorar a busca por atividades ao ar livre com o uso de inteligência artificial (IA).
O projeto visa a gamificação do aplicativo da startup Relty de Turismo de Aventura e a inserção da inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário.
O intuito é facilitar a busca por atividades como trilhas, mergulhos e passeios ao ar livre, além de permitir a conexão do turista com profissionais confiáveis do ramo de turismo de aventura em todo o Brasil.
“A proposta é ajudar aqueles que gostam de atividades de aventura e de ecoturismo a encontrar profissionais mais qualificados na região que estão visitando de forma otimizada e divertida. Com o uso da IA o algoritmo ajustará as recomendações ao usuário por tipo de atividade, localização e ainda de acordo com as previsões meteorológicas do dia”, explica o docente.
Além dos algoritmos de recomendação por meio da geolocalização, a Relty também irá inovar com o uso da gamificação. Um sistema de pontos, níveis e medalhas vai promover o incentivo ao uso contínuo do aplicativo por parte dos usuários.
“Fazer do contato com a natureza um costume pode ser desafiador, ainda mais na nossa rotina de trabalho, em que o lazer acaba sendo colocado em segundo plano. Então, a ideia é que a Relty faça estratégias de gamificação para que o usuário tenha esse estímulo extra até que a busca por essas atividades se torne um hábito”, complementa Hans.
As próximas etapas do projeto compreendem ações voltadas à acessibilidade e inclusão. A proposta é inserir um algoritmo de recomendação considerando os tipos de acessibilidade existentes em cada local.
Palestra Gamificação do aplicativo Relty – IA
O projeto de gamificação do aplicativo será apresentado aos acadêmicos de graduação dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Administração no dia 29 de maio, às 19h30, no auditório 2, do bloco F1, no campus Professor Edison Villela (Itajaí).
A palestra vai abordar as estratégias de uso da IA para a gamificação, além das ações de comunicação realizadas até o momento. A proposta é divulgar os resultados preliminares do projeto e as atividades realizadas pelos bolsistas.
Além do professor Hans Peder Behling, o projeto é desenvolvido em parceria com o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Cássio Aurélio Suski, com o professor dos cursos de Comunicação da Univali e bolsista do CNPq, Marcelo Juchem, e com o engenheiro de software, Ricardo Cherobin. Os acadêmicos Nestor Pereira e Cristian Saramento atuam na área da comunicação do projeto por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC).

Texto: Roberta Ramos/Comunicação Univali