- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Residência Audiovisual está acontecendo na Arthousebc: inscrições estão abertas

As oficinas da Residência Audiovisual, que está acontecendo na Arthousebc, que fica no Bairro dos Estados, já começaram, mas ainda dá tempo de participar.

A programação acontece em paralelo ao Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú (FICBC), que inicia nesta quarta-feira (1º), e segue até dia 14 de dezembro. Acontecem também palestras, a partir do dia 07/12.


A Residência Audiovisual oferece uma série de oficinas e palestras gratuitas, e visa estimular a produção e formação audiovisual junto de empresas e profissionais do ramo audiovisual que buscam informação, atualização e melhor posicionamento no mercado audiovisual.


Para participar das atividades, que seguem até o dia 14 de dezembro, basta inscrever-se através do link https://forms.gle/azMEXjzMawenXx589. As vagas são limitadas e os participantes selecionados serão notificados a para confirmar sua participação.


Os participantes receberão certificados de participação que garantem posicionamento do profissional no mercado de trabalho e uma cota de vagas de 30% será destinada a pessoas de baixa renda e alunos da rede pública de ensino indicados pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú.


Oficinas

As oficinas acontecem de forma presencial (na Arthousebc) e/ou online, em horários determinados de acordo com cada oficina e possuem duração aproximada de 6 a 12 horas distribuídas em dois ou mais dias. As duas primeiras oficinas já aconteceram, mas há diversas outras que vão ser nos próximos dias.


*OFICINA 3 – “Cinema Documentário” com Santiago Asef
03, 04 e 05/12 – das 14h às 17h – Presencial na Arthousebc

Através de textos , exemplos da história do cinema e práticas com a câmera, a oficina vai apresentar e responder algumas perguntas que não são tão óbvias: O que é um documentário e como realizar? Como levar essa linguagem mais além do discurso informativo? Como narrar a verdade desde a própria subjetividade? Podemos criar poesia com a realidade?


*OFICINA 4 – “Encontros de Direção em Cinema” com Caroline Leone
04, 05, 11 e 12/12 – das 19h às 22h – Online

Pensar a emoção no cinema: um olhar sobre as janelas da construção narrativa. Discorre sobre métodos de processos criativos, desenvolvimento de roteiro, pesquisa de locação, preparação de atores, análise de cenas, decupagem do roteiro, desafios de produção/equipe, análise de cenas de filmes, decupagem, montagem e desenho de som.


*OFICINA 5 – “O Novo Cinema Independente Brasileiro entre o Regionalismo, a Guerrilha e a Cinefilia” com André Gatti
04, 05, 11 e 12/12 – das 19h às 22h – Online

Novo cinema independente brasileiro em 5 lições é uma oficina que pretende dar um breve panorama da mais recente e rica produção cinematográfica local. Pretende-se fazer uma apanhado histórico e estético dos elementos que permitiram o surgimento da Primavera do novo cinema brasileiro independente, este que tem conquistado o respeito da crítica, do público e dos curadores de festivais nacionais e internacionais.


*OFICINA 6 – “Conceitos de Som e Trilha Sonora para Cinema” com Fliblio Ferreira
07, 08 e 09/12 – das 18h30 às 21h30 – Online

Nesse curso os participantes estudarão algumas da principais abordagens teóricas e técnicas de como se dá a associação entre som e imagem e de que forma esses se complementam e se transformam. A função e as formas de música para cinema bem como as técnicas envolvidas na criação musical para imagens em movimento são o tema central dos encontros. Porém, o curso também traz um viés prático, em que os participantes terão a oportunidade de compor a trilha sonora de uma cena audiovisual. Pré-requisitos: Para participantes ativos: algum conhecimento musical prévio e um computador.


*OFICINA 7 – “O Mercado da Distribuição de Filmes” com Barbara Sturm
09 e 10/12 – das 17h às 19h30 – Online

A oficina foi concebida com a experiência de Barbara Sturm em curadoria, aquisições e planejamento estratégico nas empresas Pandora Filmes, Cine Belas Artes, Pipoca Digital e Elo Company para criar uma aproximação ao mundo internacional do cinema e de estratégias de comunicação. Dentro do curso será apresentada a cadeia do mercado passando por festivais, mercados, agentes de vendas, distribuidor e exibidor; cases de sucesso; tendências e dados do mercado brasileiro. Será apresentado detalhadamente o lançamento do filme ‘Que horas ela volta?’, por isso como é dever de casa essencial que o mesmo seja (re)assistido antes do início do curso.


Palestras

As palestras acontecem entre os dias 07 e 13/12 de forma presencial (na Arthousebc) e online simultaneamente, sempre a partir das 18h e possuem duração aproximada de 30 a 60 minutos.

07/12 – O Trabalho do Diretor de Cinema com André Gevaerd

08/12 – Direção de Fotografia de Baixo Orçamento com Santiago Asef

09/12 – Caminhos da Produção Cinematográfica fora do Eixo com André Piero Gatti

10/12 – Realidade Virtual: Qual é a Novidade? com Filipe Maliska

11/12 – Selo Elas: As Mulheres no Audiovisual com Barbara Sturm

12/12 – Edição de Imagens como Profissão com Samuel Moreira

13/12 – Adaptação de Obra Literária para Cinema com Carlos Henrique Schroeder.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -