- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú

Restaurantes da região sul podem se inscrever em Roteiro Gastronômico Cultural que integrará a Primavera BC

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -


Entre 4 de setembro e 24 de outubro, Balneário receberá o evento Primavera BC, que terá diversas ações, dentre elas um Roteiro Gastronômico Cultural, organizado pela Fundação Cultural e que contemplará os bares e restaurantes da região sul (Barra e praias agrestes), que estejam privilegiando a cultura alimentar local em seus cardápios. Estabelecimentos dessas regiões interessados em participar do circuito de degustação devem se inscrever até 16 de agosto, pelo site http://culturabc.com.br.

Segundo a presidente da FCBC, Denize Leite, o objetivo do Roteiro é fortalecer a região da Barra e das praias agrestes. “Vamos conversar com os restaurantes, elaborando uma proposta e pensando em receitas com o foco em insumos locais, produtos que tenham a ver com Balneário, com origem daqui. A ideia é lançar um ‘cardápio’ com os restaurantes participantes, para que os moradores prestigiem, é um projeto que integra o segmento da Cultura Alimentar”, explica.

O Roteiro terá critérios como o uso de um ingrediente principal consumido localmente, relacionado a técnicas de preparo tradicionais e que contem a história da cidade. Os estabelecimentos poderão criar pratos seguindo esse conceito ou utilizar um prato já existente no cardápio, desde que seja associado, ao menos, a um ingrediente local, ou que tenha alguma memória afetiva. O restaurante poderá associar um padrinho ou madrinha da receita, que pode ser o pescador, o autor da receita ou alguém da comunidade.


No edital do 1º Roteiro Gastronômico Cultural de Balneário Camboriú, publicado no site da Fundação Cultural, na última semana, há sugestões de ingredientes que podem ser usados. Também no edital, que pode ser lido aqui (https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2021/07/edital-1.pdf), estão as regras para a participação. Na inscrição, deverão ser descritos os pratos que o estabelecimento pretende incluir no roteiro.
Os bares e restaurantes selecionados poderão vendê-los no sistema delivery, para retirada no local ou para consumo no estabelecimento, respeitando as normas para evitar a disseminação da Covid-19.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -