A programação do Maio Amarelo termina nesta quarta-feira (31), com uma solenidade na roda gigante, que estará com o aro e os estaios iluminados com a cor do movimento, às 19h.
A ação é uma parceria com a BC Trânsito e a presidente da autarquia, Magali Nunes Ignácio, estará presente para encerrar o Maio Amarelo em Balneário Camboriú.
Ela disse que fará uma avaliação do movimento que teve várias atividades durante o mês e também homenageará a professora que se destacou com atividades na educação para o trânsito.
A professora Luzinete César, do Núcleo de Educação Infantil ‘Sonho de Criança’ junto com seu esposo Germano Cabral, que é marceneiro, construiu uma maquete para as crianças do maternal aprenderem sobre o trânsito no entorno escolar.
“A BC Trânsito concederá o título de Professora Referência do Maio Amarelo em Balneário Camboriú: “No trânsito, escolha a Vida”. Além da maquete, a professora realizou outras atividades interativas com o tema trânsito durante o Maio Amarelo”, disse Magali.
O Movimento
Durante todo o mês aconteceram ações de conscientização em locais públicos, nas escolas, sempre com informação sobre a importância que o assunto merece, como por exemplo, o perigo do uso de celular ao volante ou o risco de não usar o cinto de segurança, além de outras questões essenciais como respeitar as regras de trânsito e nunca dirigir após ingerir bebida alcoólica.
O movimento conhecido mundialmente começou em 2014 para chamar a atenção da população para a redução dos acidentes de trânsito. A escolha do mês foi depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
Segundo o Ministério da Saúde, conforme o último dado divulgado, no Brasil ainda são registradas por ano, cerca de 30 mil mortes no trânsito.