- Publicidade -
- Publicidade -
17.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

SAMU de Balneário Camboriú está completando 16 anos

O SAMU de Balneário Camboriú está completando 16 anos nesta terça-feira (15). Com uma equipe de 24 profissionais, entre técnicas e socorristas, atendem mais de 200 ocorrências/mês (entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro/2022 foram 549 atendimentos).

A principal novidade do SAMU de Balneário é a motolância, serviço pioneiro no estado (Foto SAMU BC)

A grande novidade é a motolância, que entrou em atividade exatamente no dia do aniversário do SAMU de BC.

Comemorar 16 anos é ‘injeção de ânimo’

- Publicidade -

A enfermeira Cláudia Laucsem é coordenadora do SAMU municipal desde setembro de 2021 e explica que há duas equipes que atuam na cidade – o SAMU de Balneário Camboriú e o SAMU de SC.

“No SAMU de Balneário, somos em 24 profissionais, entre técnicos e socorristas. É um  trabalho muito gratificante, afinal, é uma vida salvando outras vidas. Exige muito, é um trabalho contínuo, 24horas, 365 dias por ano. Quando abrimos a porta da viatura não sabemos com o que vamos nos deparar. É uma data importante, uma ‘injeção de ânimo’ para toda a equipe, são 16 anos multiplicados por várias vidas salvas, é muito válido e maravilhoso”, diz.

549 atendimentos entre janeiro e fevereiro

SAMU de Balneário atende mais de 200 ocorrências por mês na cidade (Foto SAMU BC)

Cláudia aproveita para citar que atuar no SAMU exige serenidade e atenção, pois trabalham com vidas, mas também com óbitos.

“Atendemos muitas situações delicadas, desde traumas, casos clínicos, pediátricos, psiquiátricos, são ocorrências muito variadas, mas hoje a maioria dos atendimentos são de traumas, como acidentes de trânsito, colisões”.

Público precisa colaborar

A coordenadora aponta ainda que a equipe do SAMU percebe que falta conscientização por parte do público, o que acaba atrapalhando o trabalho realizado.

“Atendemos muitas questões que não deveriam ser repassadas ao SAMU, como avarias sociais, envolvendo moradores de rua, que poderiam ser encaminhadas ao Resgate Social. Muitas vezes nos deslocamos para ocorrências que não têm gravidade nenhuma, enquanto outras situações graves estão acontecendo. Agora com a diminuição dos casos de Covid, conseguimos nos concentrar mais em emergências, pois a cada caso de suspeita que atendíamos, levávamos de 40 minutos a uma hora para desinfectar a ambulância”, afirma.

Motolância é a grande novidade

O serviço de motolância foi lançado na noite de segunda-feira (14), em Balneário Camboriú (relembre aqui). A cidade é pioneira nos atendimentos, que prometem agilizar o trabalho dos socorristas.

O técnico de enfermagem André Amadeu Zilio é um dos responsáveis pela motolância (Foto SAMU BC)
- Publicidade -

O técnico em enfermagem André Amadeu Zilio, que atua no SAMU de Balneário, é um dos profissionais capacitados e que atuará na motolância. Ele conta que o município possui duas motos – uma utilizada pelo SAMU e outra pelo Corpo de Bombeiros. “Sempre sairemos em duplas, em uma integração entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros. A expectativa está muito boa, com orgulho concluímos o curso, que aconteceu na última semana, e acreditamos que a motolância virá para agilizar o socorro, já que o trânsito da nossa cidade, em horários de pico, é caótico”, diz.

André lembra que já há estudos que comprovam que as motocicletas chegam antes no socorro, com tempo antecipado de três a cinco minutos, o que faz muita diferença em um caso de emergência. “Por exemplo, em uma situação de parada cardiorrespiratória, esses minutos importam muito! Nosso sonho é que venham mais motos, e acredito que se tudo correr bem, deveremos realizar não só para Balneário, mas para outros municípios do estado”, afirma.

A motolância atuará todos os dias das 7h às 19h, priorizando o período diurno, e não irá trabalhar em dias de chuva forte, por questões de segurança. “Os profissionais que se formaram irão revezando os turnos. As motos já estão na rua e as nossas expectativas são as melhores”, completa André.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: