- Publicidade -
- Publicidade -
18.9 C
Balneário Camboriú

SINDIPI fornece ao Ministério da Pesca dados cruciais para revisão da classificação da Corvina

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

ALERTA DE FRIO INTENSO PARA SANTA CATARINA

No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C.

Reunião sobre intervenções da macrodrenagem na Rua 1.301 acontece segunda-feira

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realiza na segunda-feira (23), às 19h, no Restaurante Dom Amado (anexo ao...

Vereador Bola inicia movimento para trazer curso de Medicina para a Udesc de Balneário Camboriú

O vereador Bola Pereira usou a tribuna da Câmara Municipal esta semana para anunciar a criação de uma campanha...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) realizou nesta semana um significativo aporte de dados atualizados e provenientes de fontes oficiais ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O objetivo é subsidiar o Ministério na urgente reavaliação da classificação da corvina (Micropogonias furnieri), uma das espécies mais importantes para a economia pesqueira nacional.

Há mais de dois anos e meio o SINDIPI tem defendido e trabalhado incansavelmente por um plano de gestão eficaz, capaz de garantir a sustentabilidade do estoque e a continuidade da pescaria. Apesar de já ter sido aprovado junto ao Comitê Permanente de Gestão (CPG) Demersais, o Plano de Gestão foi arquivado diante do anúncio de uma possível classificação da corvina como “vulnerável” na Lista de Espécies Ameaçadas.

A análise aprofundada do setor pesqueiro e do corpo técnico do SINDIPI revelou inconsistências e fragilidades nos dados utilizados na ficha de avaliação de risco da espécie. Na avaliação da Coordenadoria Técnica do SINDIPI, é possível perceber de forma clara algumas inconsistências que merecem atenção, como a ausência de consideração de pontos de referência relevantes para os estoques avaliados, bem como as séries históricas de captura atualizadas, que comprometem a robustez da análise apresentada.

Os dados recém-aportados pelo SINDIPI são atualizados e oriundos de fontes oficiais e indicam sinais positivos de recuperação do estoque de corvina. Os dados estão refletidos nas excelentes safras registradas nos últimos anos, trazendo um panorama mais otimista e condizente com a realidade pesqueira.

A corvina representa um dos mais vitais recursos pesqueiros para Santa Catarina, com capturas anuais que giram em torno de 20 mil toneladas, somando a pesca artesanal e industrial. Essa atividade gera renda para mais de 30 mil pescadores, evidenciando a relevância social e econômica da espécie.

- Continue lendo após o anúncio -

O SINDIPI reitera sua total disposição em colaborar com o MPA e aguarda a solicitação formal junto ao MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) para que a revisão da classificação da corvina seja iniciada o mais breve possível.

Texto: Adelaine Zandonai

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas