O deslizamento de terra que atingiu pelo menos duas dezenas de veículos na BR-376, em Guaratuba, além de ceifar vidas em quantidade ainda indeterminada, deixou um rastro de incertezas sobre o início da temporada de verão no litoral catarinense.
A ligação rodoviária preferencial com Curitiba, via BR-101/376, está interrompida e não existe previsão para que volte a permitir a passagem de veículos.
Dependendo da fonte, o prazo será de até 30 dias, ou seja, em cima da virada do ano.
A prioridade no momento é remover lama e pedras, em busca de sobreviventes ou corpos e só depois dessa etapa, que não tem prazo, os engenheiros poderão avaliar as intervenções necessárias para recuperar a estrada e evitar novos deslizamentos.
Existem rotas alternativas, com o dobro da distância e um tempo de viagem insuportável, se todo o trânsito paranaense para Santa Catarina se concentrar na BR-116, o que deve levar muitas pessoas a cancelarem seus planos de viagem, como já está ocorrendo para este início de dezembro.
A logística também está sendo severamente afetada, todos os insumos e mercadorias que vêm para o litoral catarinense, de Curitiba para cima, incluindo as compras da Black Friday, estão paradas em depósitos ou estradas.
O último boletim da PRF/PR é esclarecedor: não existe previsão de liberação da estrada nos próximos dias.