- Publicidade -
- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú

Univali conclui curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação

- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Lei de ciclomotores e patinetes nasce desmoralizada e com difícil aplicação

É certo que resolver um problema que envolve informação e conscientização das pessoas não é tarefa simples, mas sem fiscais ou monitores não funciona.

MP investiga possível uso irregular de espaço público por comércios em Balneário Camboriú

A 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú instaurou inquérito civil para apurar abusos, como a instalação de decks...
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu nesta terça-feira (10), a cerimônia de encerramento e a entrega dos diplomas do curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação.

A formação foi ofertada em parceria com a Universidade La Salle de Barcelona, na Espanha, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM Amfri) e o Centro Regional de Inovação – Elume Park.

O objetivo do curso foi capacitar 23 agentes do ecossistema regional e impulsionar o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo nas cidades envolvidas.

“Os participantes foram preparados para desenvolver e implementar soluções e colaborar com diversas instituições na promoção de uma cultura de inovação. É um projeto colaborativo que fortalece o ecossistema de inovação regional, gerando impactos positivos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida na região. Além disso, o curso facilita o intercâmbio de conhecimento entre diferentes instituições, enriquecendo a capacidade de inovação de todos os envolvidos. Conseguimos cumprir todas as etapas planejadas e isso nos orgulha muito. Foram mais de quatro anos de trabalho para a efetivação desse programa. A educação é a única maneira de transformar a sociedade e esse curso é um belo exemplo disso. Vamos em busca da continuidade desse projeto e da expansão do alcance dele”, afirmou a coordenadora, professora Dinorá Eliete Floriani.

O curso foi dividido em três módulos, sendo dois realizados na Univali e um na Universidade La Salle. Ao final, os participantes elaboraram um plano de desenvolvimento da inovação para os municípios de origem, conectando o ecossistema às suas cidades e fortalecendo a colaboração entre universidades, centros de inovação e governos locais. 

O aluno do curso e integrante do Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Amfri, Rodrigo Leonardo Vargas Silveira, destacou a importância da formação para o nivelamento do conhecimento e das políticas públicas nos 11 municípios da região. 

“O curso abre as portas e a mente do serviço público para a inovação, por meio desta nova forma de atuar e de diversificar a economia. A experiência do que já foi implementado em Barcelona e o conhecimento que adquirirmos poderão ser adaptados para a nossa realidade na construção de ações que consolidem o nosso ecossistema de inovação”.

O representante da Universidade La Salle no Brasil, Carlos Olsen, ressaltou o ineditismo do programa no país. 

“Este curso foi criado por intermédio de uma grande rede de cooperação e superou todas as expectativas. Foi um imenso desafio que demonstrou a capacidade de colaboração dos envolvidos e a evolução de todos os participantes. É um programa único e uma referência para Santa Catarina e para o Brasil”, declarou.

“Nós tivemos a apresentação de projetos extraordinários que, sem dúvidas, vão engrandecer o ecossistema de inovação da região. Vamos continuar trabalhando para que a gente possa implantar de fato esses projetos e mostrar que essa é uma política pública de continuidade e efetividade”, enfatizou o Diretor Executivo do CIM Amfri, Jaylon Jander Cordeiro da Silva.

“Santa Catarina sempre figura entre os principais estados em termos de resultados porque teve um modelo descentralizado de desenvolvimento a partir do nosso sistema comunitário que vê no desenvolvimento de cada região a sua força motriz. Este programa dá sequência a este modelo de aproximação e reforça o compromisso com o desenvolvimento regional a partir da interlocução com os municípios envolvidos. Estão todos de parabéns por essa iniciativa”, complementou o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Univali, professor Fabio Zabot Holthausen.

Texto: Roberta Ramos/Comunicação Univali

- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

28,3k Seguidores
Seguir

Para receber notícias do Página 3 por WhatsApp,
clique aqui e entre no grupo
.