Por causa das frequentes reclamações da população, um grupo de vereadores de Itapema, liderados pelo presidente legislativo, Alexandre Xepa, pediram aos responsáveis mudanças na operação ‘Pare e Siga’, que bloqueia a entrada ao túnel do Morro do Boi.
Participaram da reunião realizada nesta terça-feira (12), o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária (PRF) de Itajaí, Antônio Carlos Stanislau, o gerente de Operação da Arteris, José Júnior e o coordenador de Projetos, Marcelo Possamai. Junto com Xepa estavam os vereadores Jean Idimar, Léo Cordeiro e Zulma Souza.
Segundo a PRF e a Arteris, a operação é uma medida de segurança obrigatória que não tem cronograma para acontecer e sempre é deflagrada quando o fluxo de carros se torna muito lento ou até mesmo parado dentro do túnel. Quando isso acontece, o trânsito é paralisado antes do acesso ao local, até que a travessia subterrânea seja esvaziada, para então liberar novo fluxo de veículos, evitando danos na estrutura dele. Porém, essa paralisação, se reflete em congestionamentos que afetam o trânsito do município de Itapema.
A reunião resultou em uma promessa dos responsáveis de estudar a possibilidade de adotar outra solução temporária para o local.
Tanto a PRF como a Arteris acreditam que o trânsito na região melhore significativamente após a conclusão da obra da terceira ponte de Balneário Camboriú, na marginal da BR 101, que tem previsão de ser finalizada em julho deste ano.