Oito dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) receberam 5.520 testes rápidos da covid-19 para distribuir aos pescadores. Somente Camboriú, Ilhota e Luiz Alves não foram contemplados, porque não possuem associações de pesca nem colônias de pescadores. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (9) na AMFRI, com a presença do presidente.
A demanda foi uma solicitação do Colegiado de Agricultura e Pesca da Associação e foi atendida pela Secretaria do Estado de Saúde. O presidente do Colegiado, Rodrigo Silveira, destacou a importância da ação.
“Os pescadores são de uma categoria que vivem muito no mar e geralmente é esquecida. Uma ação de todo o colegiado, que junto com a deputada Paulinha, conseguiu com o governo do Estado os testes, para que possamos direcionar aos pescadores, sejam eles nas colônias ou sindicatos”.
O presidente da AMFRI, Leonel José Martins destacou a importância da ação.
“É uma ação importante porque o governo do Estado reconheceu a necessidade, tem um olhar para nossa região que no momento encontra-se em estado bastante grave e com tendência de piorar ainda mais com a retomada do contágio do Coronavírus. É uma classe muito pouco favorecida que recebeu esse olhar através da deputada Paulinha”, disse.
A deputada estadual Paulinha, mediou o pedido entre AMFRI e Governo do Estado, ressalta a importância de atender a classe dos pescadores, e se colocou à disposição da região para demais pleitos.
“Esses mais de cinco mil testes vão dar alguma tranquilidade, algum conforto para esses homens e mulheres que tem pouco tempo pra se cuidar em razão da profissão. É um passo muito importante, justamente nesse momento de curva de contágio que está ascendendo novamente”, finaliza Paulinha.