- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Estaleiro e Estaleirinho receberam selo e Tedesco Marina hasteou a Bandeira Azul em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú recebeu pela terceira temporada consecutiva a Bandeira Azul, nesta sexta-feira (18): as praias do Estaleiro e Estaleirinho somente receberam a certificação, já que o hasteamento depende da liberação das praias pelo governo do Estado, e a Tedesco Marina Garden Plaza realizou uma cerimônia fechada para hastear sua Bandeira.

Em cerimônia na praia de Estaleirinho na manhã desta sexta-feira (18), as bandeiras foram entregues aos presidentes das associações dessas praias, Laurindo Ramos e Marcos Cézar Almeida, comprovando a renovação do certificado para a temporada 2020/2021.

A cerimônia no Estaleirinho (Foto Ivan Rupp)

O prefeito Fabrício Oliveira esteve presente e destacou que a renovação da certificação comprova que o trabalho desempenhado no cuidado com o meio ambiente tem gerado resultados positivos.

“Mais do que isso, estarmos entre as praias certificadas, nos coloca na rota mundial do turismo sustentável, tão importante para Balneário Camboriú”, disse.

- Publicidade -

Esta certificação internacional atesta que as praias têm qualidade para uso, dentre outras regras com relação ao código de conduta desses locais.

Ao Página 3, a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, destacou que não sabem quando poderão hastear as Bandeiras, mas que já estão colocando em prática alguns dos cuidados exigidos pelo programa, como a instalação de mais lixeiras e a limpeza mais frequente da praia. Monitores também vão atuar na fiscalização do local (na questão do lixo) e os banheiros públicos foram reabertos para o uso do público. Heloísa antecipou também que começou a ser feito um estudo de monitoramento da qualidade da água das praias do Pinho, Taquaras e Buraco, para criar um ‘histórico’ e futuramente também serem certificadas com a Bandeira Azul.

Tedesco Marina hasteou a Bandeira

A Tedesco Marina Garden Plaza, hasteou a Bandeira Azul nesta sexta-feira (18), em cerimônia ocorrida por volta de 11h, oficializando pela terceira temporada consecutiva todas as práticas ambientalmente corretas que o empreendimento segue durante o ano, como realizações de atividades de educação ambiental e capacitações com colaboradores, além de intenso trabalho em prol da preservação do meio ambiente de Balneário Camboriú.

O proprietário Júlio Tedesco, lembra que a Tedesco é a única Marina Bandeira Azul de Balneário Camboriú, e integra o seleto grupo de empreendimentos do segmento com a certificação em Santa Catarina, junto do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), de Florianópolis.

“É a terceira temporada que a Tedesco Marina ganha a Bandeira Azul, é um orgulho muito grande para nós e para a nossa família. Minhas filhas, Patrícia e Juliana, trabalharam intensamente durante todo o ano para que isso acontecesse”, explica.

 

Júlio e as filhas, Juliana e Patrícia, e a representante do Bandeira Azul, Leana (Foto Renata Rutes)

O empresário aproveita para destacar que estão se preparando para conquistar novamente o selo em 2021, já que o cuidado com a natureza está presente em todos os empreendimentos da família Tedesco.

“Fazemos um trabalho com todos os funcionários, a conscientização de todos os marinheiros que trabalham na Marina e também diretamente com os clientes. Essa conscientização de ecologia, da manutenção do meio-ambiente é muito importante para todo mundo, e para nós é um orgulho fazer parte disso e conquistar esse marco mundial, que é a Bandeira Azul”, diz.

Durante a cerimônia de hasteamento da Bandeira na Tedesco Marina estiveram presentes somente Júlio e as filhas, Juliana e Patrícia, além de Leana Bernardi, coordenadora do programa Bandeira Azul no Brasil, e Rafaela Picolotto, engenheira ambiental responsável pelas questões ambientais da Marina.

- Publicidade -

Leana diz que Balneário Camboriú se mostra como um município diferenciado, pois conta com duas praias e com a Marina certificadas.

“O que demonstra o engajamento tanto da iniciativa privada quanto do município na gestão ambiental. É muito importante a participação da Tedesco Marina, um empreendimento desse porte, que acaba sendo um espelho para todos os outros”, analisa.

Rafaela acrescenta que, pela principal atividade econômica de Balneário ser o turismo de praia, nada melhor do que ter praias de qualidade.

“E para isso também precisamos de empreendimentos que tenham qualidade ambiental, e a Tedesco Marina, por ser uma referência nessa atividade em toda a região, Estado e até mesmo a nível nacional, acaba sendo um exemplo para as demais. A maioria dos empreendimentos busca ter a licença ambiental para operação, que é o que a lei pede, e a Tedesco foi além, o que é extremamente importante”, afirma.

Secretária de Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -