Balneário Camboriú recebeu pela terceira temporada consecutiva a Bandeira Azul, nesta sexta-feira (18): as praias do Estaleiro e Estaleirinho somente receberam a certificação, já que o hasteamento depende da liberação das praias pelo governo do Estado, e a Tedesco Marina Garden Plaza realizou uma cerimônia fechada para hastear sua Bandeira.
Em cerimônia na praia de Estaleirinho na manhã desta sexta-feira (18), as bandeiras foram entregues aos presidentes das associações dessas praias, Laurindo Ramos e Marcos Cézar Almeida, comprovando a renovação do certificado para a temporada 2020/2021.
O prefeito Fabrício Oliveira esteve presente e destacou que a renovação da certificação comprova que o trabalho desempenhado no cuidado com o meio ambiente tem gerado resultados positivos.
“Mais do que isso, estarmos entre as praias certificadas, nos coloca na rota mundial do turismo sustentável, tão importante para Balneário Camboriú”, disse.
Esta certificação internacional atesta que as praias têm qualidade para uso, dentre outras regras com relação ao código de conduta desses locais.
Ao Página 3, a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, destacou que não sabem quando poderão hastear as Bandeiras, mas que já estão colocando em prática alguns dos cuidados exigidos pelo programa, como a instalação de mais lixeiras e a limpeza mais frequente da praia. Monitores também vão atuar na fiscalização do local (na questão do lixo) e os banheiros públicos foram reabertos para o uso do público. Heloísa antecipou também que começou a ser feito um estudo de monitoramento da qualidade da água das praias do Pinho, Taquaras e Buraco, para criar um ‘histórico’ e futuramente também serem certificadas com a Bandeira Azul.
Tedesco Marina hasteou a Bandeira
A Tedesco Marina Garden Plaza, hasteou a Bandeira Azul nesta sexta-feira (18), em cerimônia ocorrida por volta de 11h, oficializando pela terceira temporada consecutiva todas as práticas ambientalmente corretas que o empreendimento segue durante o ano, como realizações de atividades de educação ambiental e capacitações com colaboradores, além de intenso trabalho em prol da preservação do meio ambiente de Balneário Camboriú.
O proprietário Júlio Tedesco, lembra que a Tedesco é a única Marina Bandeira Azul de Balneário Camboriú, e integra o seleto grupo de empreendimentos do segmento com a certificação em Santa Catarina, junto do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), de Florianópolis.
“É a terceira temporada que a Tedesco Marina ganha a Bandeira Azul, é um orgulho muito grande para nós e para a nossa família. Minhas filhas, Patrícia e Juliana, trabalharam intensamente durante todo o ano para que isso acontecesse”, explica.
O empresário aproveita para destacar que estão se preparando para conquistar novamente o selo em 2021, já que o cuidado com a natureza está presente em todos os empreendimentos da família Tedesco.
“Fazemos um trabalho com todos os funcionários, a conscientização de todos os marinheiros que trabalham na Marina e também diretamente com os clientes. Essa conscientização de ecologia, da manutenção do meio-ambiente é muito importante para todo mundo, e para nós é um orgulho fazer parte disso e conquistar esse marco mundial, que é a Bandeira Azul”, diz.
Durante a cerimônia de hasteamento da Bandeira na Tedesco Marina estiveram presentes somente Júlio e as filhas, Juliana e Patrícia, além de Leana Bernardi, coordenadora do programa Bandeira Azul no Brasil, e Rafaela Picolotto, engenheira ambiental responsável pelas questões ambientais da Marina.
Leana diz que Balneário Camboriú se mostra como um município diferenciado, pois conta com duas praias e com a Marina certificadas.
“O que demonstra o engajamento tanto da iniciativa privada quanto do município na gestão ambiental. É muito importante a participação da Tedesco Marina, um empreendimento desse porte, que acaba sendo um espelho para todos os outros”, analisa.
Rafaela acrescenta que, pela principal atividade econômica de Balneário ser o turismo de praia, nada melhor do que ter praias de qualidade.
“E para isso também precisamos de empreendimentos que tenham qualidade ambiental, e a Tedesco Marina, por ser uma referência nessa atividade em toda a região, Estado e até mesmo a nível nacional, acaba sendo um exemplo para as demais. A maioria dos empreendimentos busca ter a licença ambiental para operação, que é o que a lei pede, e a Tedesco foi além, o que é extremamente importante”, afirma.
Secretária de Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi