A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Balneário Camboriú atuarão de forma conjunta neste feriado prolongado, por conta do feriado do Dia de Finados (2), que tende a atrair muitos turistas para a cidade. Diversas blitzes em barreiras móveis vão acontecer pelo município.
“Malha de proteção maior”
O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira Junior, explica que a Guarda Municipal está fazendo a Operação Mar Azul, que já acontece durante a semana e será intensificada para o feriado.
“E a Polícia Militar possui a Operação Onipresença, iremos trabalhar juntos, ocupando mais espaços da cidade, criando uma malha de proteção maior”, diz.
Ao trabalharem de forma integrada, os guardas e policiais conseguem atuar em diversas áreas da cidade, como, por exemplo, enquanto os guardas estão nas praias agrestes, os PMs estão nos bairros, e vice-versa.
“Assim não sobrepomos viaturas e conseguimos proteger várias áreas da cidade. Faremos blitzes, nosso foco principal é a saturação do tráfico e uso de drogas nas avenidas Brasil e Atlântica, queremos coibir isso”, afirma.
Ações de prevenção ao Covid também
Segundo Castanheira, a Guarda Municipal também vai apoiar os mais de 300 servidores da prefeitura que vão atuar na fiscalização das ações de prevenção ao Covid durante o feriado.
“Se precisarem de nós, estaremos lá. Se flagrarmos algo errado, como ausência de máscara ou aglomerações, também vamos orientar. Hoje entendemos que a orientação está mais difícil, muitas pessoas já estão com o sentimento que acabou a pandemia, e na verdade os números voltaram a subir. Mesmo assim, tem sido difícil lutar contra. Parte da população acha que deve permanecer em casa e se sentem injustiçados, porque tem gente que não está se cuidando, e vice-versa também acontece. É uma situação delicada, mas estaremos coibindo as práticas erradas”, explica.
PM fará duas operações especiais
O Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva, disse ao Página 3 que ao longo do final de semana e no feriado será realizada a Operação Onipresença 5, e ainda dentro dela farão nesta sexta-feira (30) a Operação Controle Total, em todas as cidades que abrangem o 12 BPM (além de Balneário Camboriú, os municípios de Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, São João Batista, Canelinha, Nova Trento e Major Gercino).
“Contaremos com o reforço da Cavalaria de Joinville e um efetivo vindo da região de Blumenau, mas ainda não há o número de quantos virão. A Controle Total iniciará às 17h30 desta sexta-feira (30), com barreiras nos principais acessos dos municípios que compreendem o nosso batalhão, de Nova Trento até Balneário”, conta.
O Comandante citou a parceria com a Guarda Municipal, relatando que programaram barreiras móveis por Balneário, assim conseguem abranger vários pontos da cidade.
“A PM não tem programação exclusiva para fiscalização quanto ao Covid-19, mas se flagrarmos ou recebermos denúncia sobre algo que vai contra, vamos orientar”, acrescenta.