- Publicidade -
- Publicidade -
21 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Maior pista de skate de Balneário Camboriú será inaugurada neste sábado

Renata Rutes

A nova pista de skate de Balneário Camboriú, a maior da cidade, será inaugurada neste sábado (7), às 9h., entre a Rua 10 e a Avenida do Estado. O Skate Park é um projeto defendido pela Associação de Skate de Balneário Camboriú (BCSB) desde 2010.

A pista começou a ser construída em maio deste ano pelo governo municipal. Além de abrigar a pista, o local contará com playground, banheiros, mobiliário urbano e iluminação de led, em uma área de convivência e lazer com aproximadamente 1.500 m².

- Publicidade -

Pista é esperada há 10 anos

Ramon acompanhando o início da obra

O presidente da BCSB, Ramon Bagnara, lembra que o projeto sofreu diversas alterações ao longo do tempo, com sugestões da associação e também de arquitetos e engenheiros parceiros da entidade e representantes do governo municipal, como Sergio Giuseppe, Nick Josef, Fernando Marchiori e Giovanni Beninca.

“A história do Skate Park da Rua 10 iniciou-se em 2010. A partir desse dia foram diversas reuniões para tentar tirar o projeto do papel. Quando trocou o governo, tivemos uma reunião e solicitamos a realização deste projeto. Eu como representante da BCSB fiquei em contato com a prefeitura. Essa conquista representa a importância de ter uma associação coerente na cidade para representar o skate perante os órgãos públicos. Foram 10 anos de persistência e isso nos ensina que o skate precisa estar unido e que o respeito esteja acima de tudo”, conta.

Skatistas estão contentes

Segundo Ramon, os skatistas da cidade estão contentes com o resultado e o Skate Park ficou como esperavam.

“A praça no entorno, que foi projeto da prefeitura, também ficou excelente, com iluminação e um espaço que integra a pista com o restante. Ainda tem algumas coisas que precisam ser melhoradas e adicionadas, mas que já foram solicitadas e que serão atendidas após sábado”, diz, pontuando que a inauguração será um ‘momento histórico’ e ‘muito importante’ para o skate de Balneário. Na ocasião, Ramon irá destacar a importância do novo equipamento, junto de um representante da Federação de Skate Catarinense, que irá reconhecer o local como pista apta a receber eventos oficiais.

Skate Park será o maior da cidade

Até então, Balneário contava com a pista de skate da Barra Sul e um espaço no Estaleirinho. Essa nova pista será, segundo Ramon, a maior da cidade.

“Com mais opções de obstáculos, oferecendo assim mais alternativas para a modalidade. Considero que ela é extremamente importante para o crescimento do esporte na cidade, pois a demanda de praticantes é muito maior do que o espaço que tínhamos e com a inauguração do Skate Park da Rua 10, será mais uma opção para praticar o skate com qualidade”, explica.

Últimos retoques antes da inauguração neste sábado

- Publicidade -

O presidente comenta que a inauguração é esperada por todos, principalmente pela diretoria e sócios da BCSB, já que acompanham o projeto há 10 anos, assim como seguiram monitorando a obra semanalmente para conferir se estava tudo dentro do planejado.

“O sonho se realizou e ainda não coloquei o skate no chão para perceber o quanto isso é real. Ficamos tristes com a atitude de algumas pessoas do meio do skate, bmx, patins, em geral, que não respeitaram e ficaram praticando na pista antes de ser inaugurado, isso nos gastou muita energia desnecessária. Todo nosso trabalho é voluntário e esperamos mais respeito por essa dedicação e tempo de cada um que se comprometeu em fazer isso acontecer”, afirma.

Por conta dos frequentadores que não respeitaram as obras serem finalizadas foi necessário que a prefeitura fizesse ajustes e repintasse alguns pontos do local, devido ao desgaste que aconteceu.

“Pedimos que todos respeitem e aguardem a pista ser liberada no sábado, no dia da inauguração”, diz.

Campeonatos poderão acontecer no local

Ramon salienta que o projeto do Skate Park foi planejado para diversas alternativas de uso, desde as crianças que estão começando a andar como os atletas profissionais.

“Nossa ideia é trazer eventos estaduais e nacionais. Após a pandemia pretendemos voltar as atividades com eventos, nos adaptando à realidade e sempre respeitando as restrições recomendadas pelos órgãos responsáveis”, acrescenta.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -