- Publicidade -
- Publicidade -
12.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projeto Escola Inovadora: Rotary entrega sala de aula modelo no NEI Carrossel

Na noite de terça-feira (20) a diretoria do Rotary Club Balneário Camboriú entregou a sala modelo para o NEI Carrossel, que fica na Rua Grécia, no Bairro das Nações. 

O objetivo é que as crianças que lá estudam, com idade entre 4 e 5 anos, sejam mais independentes, com móveis adequados, oferecendo à elas mais autonomia e segurança. A ideia surgiu em 2020, através da professora Carla Cravo, e se tornou o projeto Escola Inovadora.

A presidente do Rotary Balneário Camboriú, Luciene Cristine Vieira, explica que a entidade foi procurada pela professora Carla Cravo em 2020 – ela teve a ideia da sala modelo através de uma formação continuada que a prefeitura realiza desde 2018 e que foi intensificada por conta da pandemia. 

- Publicidade -

“Uma das prerrogativas defendidas era a criação de salas de aula com ambientes que estimulassem a autonomia das crianças, de forma que elas pudessem acessar os materiais sem ter que pedir para o professor. Dessa forma, as crianças evoluem sabendo que possuem autonomia”, diz.

O projeto arquitetônico foi criado pelo Bloco B Arquitetura, um escritório de Florianópolis que possui ligação com o Rotary: com móveis flexíveis, com rodinhas e ainda capacidade de criar um ‘palco’ para as crianças brincarem de apresentações teatrais, por exemplo. 

“Conseguimos U$ 1.000 dólares com a Fundação Rotary, recebemos o valor em janeiro deste ano, mas quando começamos as obras percebemos que também havia problema com fiação elétrica. Ao total, tudo custou U$ 4 mil dólares (pouco mais de R$ 20 mil), que conseguimos através de apoio e doações, somente uma pequena parcela veio do Rotary, as empresas locais foram muito colaborativas”, acrescenta.

Através do Escola Inovadora, o Rotary também conseguiu colocar internet de alta velocidade no NEI e sinais de tv a cabo com aplicativos de interatividade (com apoio da CCS), além ainda de um app com cursos para os professores. “Queríamos realmente fazer uma escola modelo, para que a prefeitura visse e se inspirasse, assim como inspirar outras empresas, entidades e ONGs, para que entendam que é possível fazer”, comenta.

A ideia do Rotary agora é seguir investindo no NEI Carrossel, que conta com 168 alunos, reformando agora a cozinha e o jardim e, futuramente, outras salas da unidade.

Professora diz que é um sonho realizado

A professora Carla Cravo, que idealizou a sala modelo, explica que pensou que se aposentaria sem trabalhar em uma sala de aula como a entregue pelo Rotary. 

- Publicidade -

“Sonho compartilhado, sonho realizado. O projeto foi elaborado e acompanhado por arquitetos, atendendo as necessidades das crianças e os anseios do professor, cumprindo uma das metas da proposta curricular municipal que é a adequação do mobiliário para a faixa etária. Cada etapa do projeto foi executada com muito capricho e cuidado, realizada por profissionais de alto gabarito e material de excelente qualidade. Meu muito obrigada a todos os envolvidos.  A realização deste sonho precisa se tornar um sonho coletivo com a implantação de mais salas de aulas como esta”, explicou.

Secretaria de Educação agradece o apoio

A prefeitura possui ao total 27 núcleos de educação infantil, que também podem ser apoiados por entidades e empresas da cidade. A secretária de educação, Marilene Cardoso, incentiva as ações positivas para oferecer mais qualidade de aprendizagem para os alunos da rede municipal. 

“Quero parabenizar a iniciativa da professora Carla e aos integrantes do Rotary que abraçaram a ideia e a tornaram realidade. Os alunos da nossa rede municipal ganham muito com esse novo espaço para realizar as atividades pedagógicas”, afirmou.

Empresas participantes

Projeto arquitetônico: Bloco B Arquitetura; execução: Editare Design de Interiores; apoio: Angel Construtora e Incorporadora, Casa das Tintas, Cantu Alimentos, CCS Telecom, De Bona Materiais de Construção, Marcio Santos Fotografia, Mark Mídia, Pernas Pro Ar, Rossi Materiais Elétricos, Shopmasp, Solaris Decor, Somos Natureza, Tecnoart  Móveis Sob Medida e Vieira Santos Instaladora.

A professora Carla
Luciene ajudando a realizar o sonho
A comemoração na noite da entrega
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -