- Publicidade -
- Publicidade -
19 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereador Victor Forte defende Balneário como cidade pet friendly, com direito a praia

O vereador Victor Forte protocolou um projeto de lei que pretende reconhecer Balneário Camboriú como uma cidade turística pet friendly, para estimular o turismo pet, uma vertente que vem crescendo cada vez mais. Destinos que estão se adequando a isso, como o Rio de Janeiro – que inclusive libera as praias para o acesso de cães (o que não é o caso de Balneário, que neste verão distribuiu folders combatendo a prática), vêm ganhando cada vez mais adeptos.

Estabelecimentos podem ser incentivados

A inspiração para o projeto veio de sua casa: a Golden retriever Anitta (que possui até Instagram, @goldenanittaforte). 

- Publicidade -

O vereador cita uma pesquisa realizada pelo Sebrae, que revelou que 42% dos tutores deixaram de frequentar ou de ir a algum lugar que não aceitava os pets. 

“Além disso, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família, e eu também vejo dessa forma. Eu já deixei de frequentar alguns ambientes porque não podia levar a Anitta”, diz.

Um atrativo de Balneário que na visão do parlamentar é referência como pet friendly é o Passeio San Miguel, pois não basta apenas permitir que cães e gatos possam frequentar o espaço e sim fazê-los realmente se sentir bem-vindos. 

“É um turismo que está crescendo muito e Balneário pode integrar isso. No projeto há brecha para incentivo fiscal para empresas que queiram integrar”, explica.

BC não tem praia pet, vereador vai tentar 

- Publicidade -

Em Balneário Camboriú não é permitido cães na praia, mesmo assim muitos as frequentam, acompanhados de seus donos.

Recentemente, o Página 3 fez uma reportagem especial onde o assunto foi explanado pela secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi.

“Sou super a favor que os animais possam frequentar as praias, inclusive já foi apresentado um projeto sobre o assunto na Câmara. Tem gente que fala que os animais são sujos, mas há muito mais lixo gerado pelo ser humano. Não garanto para os próximos dias, mas vou conversar com o prefeito Fabrício Oliveira sobre a praia pet”, informa Victor.

- Publicidade -

O vereador, que é o mais novo da história de Balneário, aponta ainda que talvez uma boa solução seja escolher trechos da orla para que os cães possam curtir a praia com seus tutores, como na Barra Sul e no Pontal Norte. 

“Porque sei que tem pessoas que se incomodam e não gostam, então deixando alguns trechos especificados seria mais fácil o projeto ser aprovado, até porque há muitos tutores que já levam seus cães para a praia”, acrescenta.

Castra móvel é outro projeto do vereador

Outro projeto que promete beneficiar os animais que vivem em Balneário é o Castra-móvel, que tem o objetivo de castrar os animais da população em vulnerabilidade social. O vereador já conseguiu pré-aprovar uma emenda junto do deputado Nilso Berlanda para adquirir um veículo para realizar o programa. Hoje, a castração social é feita pela ONG Viva Bicho em parceria com a prefeitura, mas o vereador vê que o poder público precisa ‘tomar para si’ essa responsabilidade. 

“Vou fomentar isso nos próximos dias. Custa caro castrar, essas pessoas vivem de um salário mínimo e com o Castra-móvel estando nos bairros o acesso ficaria mais facilitado”, diz.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: