O vereador Eduardo Zanatta indicou ao prefeito Fabrício Oliveira, com base nos decretos estadual [que cita a obrigação do uso em espaços fechados] e municipal [que existe desde 2020 e obriga o uso em qualquer espaço, seja privado ou público, incluindo ruas e praias], que seja aplicada multa para quem não estiver cumprindo a obrigatoriedade do uso de máscara.
A indicação de Zanatta vem em momento pertinente, com o agravamento dos casos de Covid-19 em todo o país.
Zanatta explicou ao Página 3 que está propondo medidas do tipo, porque a Câmara de Vereadores precisa olhar mais para a pandemia.
“Estamos em um período de crise e temos esse decreto que obriga o uso de máscara, indiquei ao prefeito que ele volte a ser cobrado, já que o decreto estadual expira em 5 de abril (próxima segunda-feira), mantendo as regras de multar quem desrespeitar”, salientou.
O vereador disse ainda que vê que em Balneário parte da população está ‘normalizando’ a situação, citando o quanto isso é incoerente, já que a cidade, Santa Catarina e o país vivem um dos piores momentos da pandemia.
“Muitas pessoas não estão usando máscara, mesmo que nas duas últimas semanas tenha melhorado um pouco, com alguns moradores ‘se chocando’ com as medidas mais restritivas. No começo éramos referência nas medidas de prevenção, e espero que isso seja retomado, e o Executivo e o Legislativo precisam dar exemplo, cobrar da população junto dos órgãos de segurança e Fiscalização, pois as pessoas precisam entender a gravidade do momento que vivemos, todos os dias há gente morrendo pelo vírus”, completou.