O projeto de lei que propõe a implantação de microchips, para garantir os direitos dos animais domésticos, da vereadora mirim de Balneário Camboriú, Leticia Campana de Goes, foi um dos três aprovados pelo plenário da Câmara dos Deputados, da Câmara Mirim 2020, em sessão virtual realizada na semana passada.
Letícia é aluna do 8º ano do Centro Educacional Municipal Prof. Armando César Ghislandi. Ela defende em seu projeto maior responsabilidade sobre o animal, através da implantação de microchips com informações do pet e de seu tutor.
Participaram 13 vereadores mirins de Balneário Camboriú
Os outros dois projetos aprovados pelo Plenarinho são de autoria de estudantes de Mossoró (Rio Grande do Norte), e tratam sobre a valorização de artistas locais e sobre a possibilidade do julgamento por juízas de crimes sexuais contra a mulher.
O Câmara Mirim do Plenarinho é um programa de simulação da atividade parlamentar realizado todos os anos em Brasília, em que estudantes do Ensino Fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam os três projetos de lei selecionados. Neste ano, ele aconteceu de forma virtual devido à pandemia de Covid-19.
O supervisor do Programa Vereador Mirim de Balneário Camboriú, Márcio Gonçalves, destaca que foi um grande aprendizado e uma experiência enriquecedora poder contribuir como educador, e que também foi gratificante vivenciar com vereadores mirins esse importante processo democrático.