Tradicional há mais de 20 anos nas temporadas de verão em Balneário Camboriú, o projeto Praia Limpa 2024/2025, que começou dia 20 de dezembro, na Praia Central, segue até março. Nesta temporada, o programa será executado pelas empresas Beto Carrero World e Parque Unipraias, vencedoras da licitação realizada pela Prefeitura.
As atividades incluem ações de educação ambiental, distribuição de sacolas para descarte de lixo e entrega de pulseiras para identificar crianças e idosos em três pontos da faixa de areia (na altura das ruas 1001, 1700 e 4800).
A programação é gratuita para moradores e turistas.
A prefeitura receberá o total de R$ 107.115,00 do Unipraias e Beto Carrero, que desenvolvem o projeto e divulgam suas marcas em espaços autorizados na Praia Central. O valor irá para a Secretaria do Meio Ambiente investir em projetos ambientais.
O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, foi conhecer as arenas do Unipraias e Beto Carrero e destacou o programa que atua em duas frentes: segurança das crianças (entrega de pulseiras para identificá-las) e conscientização ambiental.
“O foco é justamente na saúde da praia, que é nossa principal fonte de renda e inspiração. A nossa praça é a praia, nosso grande espaço de convivência, lazer e descanso, que precisa ser cuidada. O Praia Limpa é um projeto consolidado, mas para o próximo verão já estamos vendo como melhorá-lo ainda mais. Além dos benefícios citados, há a questão dos recursos angariados com as empresas vencedoras da licitação, que vão para o Fundo da Semam e são investidos em projetos para desenvolvimento sustentável da cidade”, acrescenta.
Programação do Praia Limpa
Nas tendas do Beto Carrero World (na altura das ruas 1700 e 1001), as atividades são chamadas Arenas de Verão, que contam com quadra de vôlei de praia, futmesa, cadeiras e guarda-sóis. Lá são oferecidas também ações para todas as idades, como recreação, gincanas, oficinas de conscientização ambiental e de reciclagem e atividades com o Corpo de Bombeiros.
Na tenda do Parque Unipraias, na altura da Rua 4800, são desenvolvidas atividades lúdicas e distribuídas pulseiras de identificação e sacolinhas para armazenar resíduos, com palestra sobre os biomas brasileiros, debate sobre a importância da educação ambiental, instruções sobre a prática do conceito 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), entre outras ações.
Durante o desenvolvimento do projeto, haverá sensibilização dos banhistas para o uso adequado da praia. Os moradores e turistas recebem informações sobre o que é proibido, como levar animais domésticos, ligar caixa de som, acender fogueira, acampar, pisar na restinga, entre outras proibições.