- Publicidade -
- Publicidade -
17.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú e região lembram o Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos especiais

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5) será lembrado com várias atividades em Balneário Camboriú e região, começando com a 2ª edição da Parada Sustentável BC, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e Recicla BC, no sábado (4), das 10h às 12h, em frente à sede da Emasa.

Mascote da Emasa presente na Parada (Divulgação/Emasa)

A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, diz que o Dia e a Semana do Meio Ambiente são momentos importantes para chamar a atenção da população sobre as medidas ambientais e a necessidade de olhar para o meio ambiente. 

- Publicidade -

 “As pessoas acabam não só comemorando no dia 5 de junho, mas há uma semana inteira de atividades. Precisamos discutir a sustentabilidade – econômica, social e ambiental. Então, é muito importante estarmos trabalhando esse tema nas escolas, com os moradores de Balneário e região. Balneário Camboriú é uma cidade que hoje já consegue ter todos esses eixos bem desenvolvidos; deveria ter sido assim desde o início, mas infelizmente até a década de 80 pouco se falava da preservação do meio ambiente”, diz.

Tema é fundamental para Balneário

Heloísa comenta que a partir dos anos 90 a população começou a ‘acordar’ para assuntos voltados à preservação do meio ambiente, mas hoje, mais do que nunca, o tema mostra a sua importância – já em um momento em que a natureza pede socorro. 

“Pelas urgências ambientais, as alterações do clima e tudo mais; então, esse tema, vem crescendo para a população geral e em Balneário se torna hoje fundamental, puxado pelo alargamento da faixa de areia, que mostrou à população que intervenções no meio ambiente podem melhorar a vivência com a cidade”, explica.

Programas ambientais da cidade

A secretária afirma que a Secretaria do Meio Ambiente tem hoje outra ‘proposição’. 

- Publicidade -

“Antes não havia novas proposições, e hoje temos programas como Bandeira Azul, Abraço Animal, programas do governo que integram junto com programa Terra Limpa e Praia Limpa, que já são consolidados, assim como o Recicla BC, que transformou Balneário em destaque na questão dos resíduos. São eixos do governo da área ambiental que têm importância no dia a dia da população. Os moradores começaram a perceber que isso faz diferença”, pontua.

Programação

A Semana do Meio Ambiente terá ações conjuntas com outras secretarias, como Educação, e ainda junto da Emasa e Amfri, discutindo ações voltadas ao meio ambiente junto de todas as cidades da região.

Acompanhe:

- Publicidade -

*Sábado (4), das 10h às 12h – 2ª edição da Parada Sustentável BC, em frente à sede da Emasa, com a presença do mascote Jacamasa. 

Além da distribuição de material educativo, a Parada Sustentável contará com um ecoponto para receber óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas, tampinhas de garrafa pet e lacres de latas, e eletroeletrônico para descarte. 

Também serão aceitas no local doações de produtos de limpeza para causa animal. 

Quem participar da Parada Sustentável, entregando os resíduos ou doando materiais de limpeza, receberá uma Recompensa Sustentável, como: camiseta, canudo retornável, ecobag, livros, oferecidos por parceiros da iniciativa. 

Também serão distribuídas mudas de plantas e árvores nativas.

*Terça-feira (7), das 8h às 12 – Neste dia será lançado o Programa Anual de Capacitação Continuada (PRECAP Meio Ambiente), no auditório da Amfri e ainda o lançamento da Semana do Meio Ambiente da região de Balneário. Na programação, marcada para às 10h, está a apresentação da dissertação de mestrado da Eduarda Montibeller, da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário, que trata de uma proposta de diretrizes para design de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, tendo Balneário como case.

*Quarta-feira (8), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 – Balneário terá nesta data, Dia Mundial dos Oceanos, o Fórum Municipal pela Cultura Oceânica de Balneário Camboriú, que será no campus da Univali da cidade. 

O Fórum é um convite para falar sobre as ações pretendidas pelo município em prol do cuidado com o oceano, envolvendo diferentes setores da sociedade, na intenção de elaborar o primeiro Plano Municipal pela Cultura Oceânica de Balneário Camboriú. 

As inscrições podem ser feitas através deste link

*Quarta-feira (8), das 8h às 17h30 – Acontecerá no Museu Oceanográfico da Univali, que fica em Balneário Piçarras, o II Seminário Regional Oceano Sem Plástico. 

Será um dia inteiro com palestras e cases da região da Amfri, inclusive sobre o programa Bandeira Azul, o qual Balneário participa, e ainda da ONU Meio Ambiente, referente a campanha Mares Limpos.

Campanha #UmaSóTerra, Agir Local, Pensar Global

A campanha acontece via Instagram e visa incentivar a população na adoção de atividades sustentáveis no seu dia a dia, tais como: 

*Utilização de copos ou canudos retornáveis (10 pontos); *Utilização de sacolas retornáveis, sem uso de sacolas plásticas (10 pontos); 

*Separação do resíduo em reciclável e não reciclável (10 pontos); 

*Plantio de muda de árvores (10 pontos); 

*Realizar compostagem dos seus resíduos orgânicos (20 pontos); 

*Participação em cursos, palestras, seminários de educação ambiental (20 pontos); 

*Participação em ação coletiva de meio ambiente (mutirões de limpeza, plantio de mudas na recuperação de área degradada) (30 pontos). 

O participante que adotar as práticas citadas deverá publicar um foto da atividade realizada no seu story do Instagram com a #UmaSóTerra e marcar a @amfrioficial

Haverá brindes para quem obtiver a maior pontuação.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: