O Encontro Nacional de Entrega das Bandeiras Azuis para temporada 2023/2024, que reuniu representantes municipais e gestores das 31 praias e 11 marinas certificadas pelo Júri Internacional para a temporada 2024, nesta sexta-feira (27), no Atracadouro Barra Sul.
Santa Catarina tem 15 das 31 praias certificadas com o Bandeira Azul e três delas são em Balneário: Estaleiro e Estaleirinho (quarto ano consecutivo) e Taquaras (segundo ano consecutivo) e ainda a Tedesco Marina, pelo quarto ano consecutivo.
O prefeito Fabrício Oliveira destacou isso, linkando com a importância da experiência dentro do turismo, e que Balneário se destaca por esse motivo.
“Nossa cidade é a mais adensada e com os prédios mais altos, mas com três praias e uma Marina certificadas com a Bandeira Azul, mostrando que nos preocupamos sim e buscamos preservar o meio ambiente e priorizamos o nosso pulmão econômico”, disse em seu pronunciamento no evento.
Fabrício comentou ainda que futuramente a cidade deverá estar discutindo ‘pelo amor ou pela dor, assunto como os recursos hídricos e as práticas e proteção de encostas.
“Há vários temas batendo na porta por preservação da vida ou desejo de consumo. O turismo ecológico possui um ticket mais alto e é tendência de consumo, lembrando que nossa cidade não é Dubai e nem Mônaco, e sim uma cidade brasileira belíssima e abençoada, que é verde pelas matas e azul pelo mar”, apontou.
A presidente do Grupo Tedesco, Juliana Tedesco, destacou o quanto é importante o evento nacional ter acontecido em Balneário, e que por isso cederam o espaço do Atracadouro Barra Sul.
“Conquistamos a Bandeira Azul por vários anos consecutivos, é sempre uma alegria e uma honra, mas nada aconteceria se agíssemos de forma isolada. A empresa teve essa iniciativa, mas ela [a iniciativa] tem que ser abraçada por todos os colaboradores, nossos clientes e todas as pessoas que circulam pela Marina e que nos auxiliam a conquistar a Bandeira, uma responsabilidade ambiental que é uma consagração do município, que conta também com três praias credenciadas”, afirmou.
A Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil e do Instituto Ambientes em Rede, Leana Bernardi, destacou que Balneário Camboriú foi escolhida pelos seus atributos, mas também porque gostariam de fazer o Encontro Nacional mais perto da sede, que fica em Florianópolis.
A última edição aconteceu em Niterói e no próximo ano deve ser no Nordeste.
“Conhecer o programa é muito importante para popularizar as regras de uso da praia, para que as pessoas cada vez mais usem a praia de uma forma consciente porque todos temos vontade de estarmos em uma praia limpa, adequada e com segurança… e conhecendo o programa, as pessoas vão passar a procurar esses destinos, certificados com a Bandeira Azul”, afirmou.
Leana disse que as três praias de Balneário Camboriú fazem um trabalho ‘muito interessante’ de educação ambiental e de monitoramento da qualidade da água e que dentro desses critérios ‘estão indo muito bem’.
A perspectiva é de que o programa se espalhe cada vez mais, aumentando as certificações no Nordeste e também nas praias de água doce, como foi o caso da primeira certificada, em Itá.
A coordenadora também aproveitou para citar que as praias que perderam ou possam perder a Bandeira podem voltar a se adequar e conquistar novamente a certificação, como foi o caso do Rio de Janeiro, que vinha de nove temporadas de Bandeira Azul, perdeu na temporada 2022/2023 e reconquistou agora.
Praias e Marinas 2023/2024
Praias certificadas
Renovações:
● Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
● Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA
● Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari – BA
● Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
● Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
● Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
● Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
● Praia do Sossego, Niterói – RJ
● Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
● Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
● Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
● Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
● Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
● Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
● Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
● Praia da Conceição, Bombinhas – SC
● Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
● Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
● Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
● Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
● Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
● Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
● Praia do Tombo, Guarujá – SP
Primeira temporada:
● Praia da Viração, Salvador – BA
● Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ
● Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
● Prainha, Rio de Janeiro – RJ
● Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
● Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
● Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
● Prainha de Itá, Itá – SC
Marinas certificadas (Temporadas 2023/2024)
Renovações:
● Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA
● Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
● Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ
● Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC
● Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis – SC
● Marina da Conceição, Florianópolis – SC
● Marina Itajaí, Itajaí – SC
● Iate Clube de Santos, Guarujá – SP
● Marinas Nacionais, Guarujá – SP
● Voga Marine, Ubatuba – SP
● Marina Kauai, Ubatuba – SP.