A oficina de educação ambiental ‘Vida na Praia’ será realizada na Praia do Estaleirinho, neste sábado (22), das 9h às 13h, para orientar sobre os cuidados que os banhistas devem ter na praia.
A ação faz parte do programa Bandeira Azul, que estabelece vários critérios que devem ser feitos nas praias certificadas como regra a cumprir.
Entre as principais orientações da oficina, a recomendação de não jogar lixo na areia, respeitar a vegetação costeira, o distanciamento das embarcações da faixa de areia, e as orientações dos guarda-vidas.
A oficina será desenvolvida na faixa de areia pela Univali, contratada pela Prefeitura para gerenciar a educação ambiental do Programa Bandeira Azul.
A programação desta temporada começou em 4 de janeiro e segue até o fim de março.
A atividade deste sábado será a última em praia. As próximas ocorrerão em escolas e outros lugares.
O programa Bandeira Azul é uma certificação internacional, criada pela Foundation for Environmental Education (FEE), formada por integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
O programa iniciou na França em 1985. Está implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.
As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos, como a qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental, entre outros.
Para ser certificada, a praia/marina deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.
- As praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa Bandeira Azul na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente.
- Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022.
- A Tedesco Marina de Balneário Camboriú também é certificada desde 2018.