- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Bandeira Azul será hasteada em Balneário Camboriú

As quatro Bandeira Azul de Balneário Camboriú serão hasteadas nesta quarta-feira (14) nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, às 9h, e na Tedesco Marina, às 14h. 

(Divulgação/TedescoMarina)

A novidade do ano é a praia de Taquaras, a terceira de Balneário a receber o prêmio de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. 

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional (no Brasil é o Instituto Ambientes em Rede (IAR)), recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

- Publicidade -

A primeira cerimônia de hasteamento em Balneário será a das praias, marcada para às 9h, no Restaurante Das Antiga, em Taquaras, praia que estreia no Programa Bandeira Azul neste ano; e às 14h, acontece o hasteamento na Tedesco Marina. 

A bandeira ficará hasteada durante a temporada de verão 2022/2023.

“Preservando e cuidando do que temos”

A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, explica que a Bandeira Azul é uma demonstração para a cidade, seus moradores e turistas que Balneário vai ‘muito além’ do adensamento urbano e dos prédios. 

“Mostramos que nossa cidade tem qualidade ambiental em suas praias, principalmente em suas praias agrestes, que são certificadas internacionalmente. Ainda há uma visão da maioria do público, que ouve outras coisas da cidade, como sobre a Praia Central, que possui muitos prédios próximos. Quando temos essa certificação e vamos ampliando, agora com mais uma praia, mostramos que estamos fazendo as pazes com o meio ambiente, virando a página de que Balneário Camboriú explora o meio ambiente, e sim que estamos preservando e cuidando do que temos”, disse.

Estrutura para o Bandeira Azul

Para a conquista da Bandeira Azul, Balneário precisou adequar as suas praias. Agora, as três contam com banheiro público com limpeza diária (pessoa fica no banheiro fazendo manutenção e cuidado para estar sempre limpo durante todo o dia), foram feitas correções das passarelas de acesso às praias, sendo que inclusive uma nova foi feita em Taquaras. 

“Infelizmente a ressaca da semana passada prejudicou algumas passarelas, assim como o cercamento da restinga, mas independente de ter sido levada pelo mar, fazemos manutenção constante para proteger a restinga e dar acessibilidade ao público. Na temporada do Bandeira Azul os cuidados se intensificam, e a Secretaria de Planejamento Urbano também vai oferecer uma estrutura maior através dos Fiscais de Postura, para manter não só os itens de Postura do município, mas também do Código de Postura do Bandeira Azul”, acrescenta.

Programação de educação ambiental na temporada

A secretária aproveita para destacar que, durante a temporada do Bandeira Azul, vão acontecer cerca de cinco ações de educação ambiental em cada praia, que serão divulgadas em breve. 

- Publicidade -

“Chamamos a população para participar com a gente. Serão atividades relacionadas à preservação da restinga, gestão de resíduos, código de conduta do Bandeira Azul e sobre animais na praia (animais domésticos, como cães e gatos, não podem frequentar as praias de Balneário Camboriú)”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -