- Publicidade -
- Publicidade -
15.2 C
Balneário Camboriú
10 julho, 2025, 10:21

Cidades inteligentes e os desafios das mudanças climáticas são temas de evento na Univali Balneário Camboriú

18º Seminário Internacional de Governança e Sustentabilidade acontece nos dias 19 e 20 de agosto

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita julgamento de Bolsonaro

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor uma tarifa de 50% ao Brasil...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As cidades inteligentes e os desafios das mudanças climáticas serão os temas principais do 18º Seminário Internacional de Governança e Sustentabilidade, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Universidade de Alicante (Espanha) e Instituto Politécnico de Tomar (Portugal).

O evento acontece nos dias 19 e 20 de agosto no auditório do bloco 7 do campus Balneário Camboriú. 

O objetivo é debater aspectos relacionados à sustentabilidade e governança, com enfoque nas mudanças climáticas e no direito às cidades inteligentes e inclusivas.

A programação, elaborada pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da área de Ciências Jurídicas das instituições organizadoras, contemplará palestras, apresentações de trabalhos e debates. 

O evento é aberto ao público e terá transmissão on-line.

“Os novos estudos governamentais apontam que, somente no Brasil, mais de um terço das cidades têm moradores que vivem em áreas suscetíveis a desastres naturais. Desta forma, o desenvolvimento de conceitos, estratégias e recomendações para o estabelecimento de padrões de desenvolvimento urbano sustentável, bem como os riscos e as oportunidades da transformação das cidades inteligentes são elementos relevantes para o aprofundamento dos debates neste contexto”, explica o professor e coordenador do curso de Direito em Balneário Camboriú, Newton Cesar Pilau.

- Continue lendo após o anúncio -
Reprodução

O Seminário visa ainda produzir e valorizar pesquisas decorrentes de processos colaborativos e interdisciplinares de instituições públicas e privadas, além de trabalhos desenvolvidos por profissionais envolvidos com políticas públicas de desenvolvimento urbano, tecnológico e ambiental.

Durante o evento haverá o lançamento do livro Sustentabilidade e Existência: Análise jurídica e filosófica, escrito pelos professores Maria Claudia da Silva Antunes de Souza e Josemar Sidinei Soares. A obra tem prefácio da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi.

“As mudanças climáticas têm causado desastres naturais com consequências de perdas de vidas humanas, desabrigados, desalojados, danos materiais e degradação ambiental. 

Neste sentido, o 18º Seminário Internacional de Governança e Sustentabilidade visa destacar essa pauta no âmbito dos direitos humanos e dos direitos fundamentais, abordando aspectos históricos, econômicos e do meio ambiente”, afirma a professora Maria Claudia da Silva Antunes de Souza.

“Esse evento é uma oportunidade única de promover o diálogo, compartilhar conhecimentos e catalisar ações concretas em direção a um futuro mais sustentável e resiliente para as nossas cidades. A programação tem o potencial de gerar impactos positivos no âmbito acadêmico, nas políticas públicas e na prática profissional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente consciente”, complementa o professor e organizador do evento Daniel Ribeiro Preve.

O seminário tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis aqui.

- Continue lendo após o anúncio -

Texto: Roberta Ramos/Comunicação Univali

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas