- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia da Mata Atlântica em Balneário Camboriú: distribuição e plantio de mudas de árvores nativas

A ação estava programada inicialmente para segunda-feira, mas por causa do mau tempo foi transferida para quarta-feira

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam) vai lembrar a importância do Dia Nacional da Mata Atlântica, nesta quarta-feira (29), com distribuição de mudas de árvores nativas na Praça Tamandaré, das 14h às 17h. Chás produzidos pelo Departamento de Fitoterapia da Semam também serão fornecidos à população.

No mesmo dia, serão plantadas mudas de árvores em outras áreas públicas da cidade, visando à arborização urbana: os bairros Jardim Parque Bandeirantes, Barra, Centro, Municípios e Laranjeiras (confira os locais no fim do texto).

- Publicidade -

Instituído por decreto presidencial em 1999, o dia em homenagem à Mata Atlântica tem como referência 27 de maio de 1560, data em que o Padre José de Anchieta assinou a Carta de São Vicente, na qual está descrita a biodiversidade das florestas tropicais das Américas. 

O Dia Nacional da Mata Atlântica foi criado para conscientizar a população sobre a urgente necessidade de se preservar o que resta desse bioma no Brasil.

Formada entre 100 e 50 milhões atrás, a Mata Atlântica tem diferentes ecossistemas integrados, como florestas, campos de altitude, mangues, brejos e restingas. 

A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional e está presente em 17 estados. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, atualmente restam 24% da floresta que existia originalmente, mas apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas. Proteger esse bioma significa minimizar as mudanças climáticas globais, pois as florestas são importantes na regulação térmica e na redução de gases do efeito estufa.

Cidade tem mais de 50% do território ocupado por formações nativas

Balneário Camboriú tem, desde 2023, um Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O documento retrata a realidade do município com relação à Mata Atlântica e orienta ações para promover a conservação desse bioma de floresta tropical. O estudo apontou que 50,89% do território total de Balneário Camboriú é ocupado por formações nativas remanescentes do bioma Mata Atlântica, o que inclui principalmente árvores altas, palmeiras, lianas e bromélias, além de restingas, manguezais e brejos litorâneos.

Locais dos plantios na segunda-feira (de manhã)

  • Jardim Parque Bandeirantes: Rótula grande para acesso ao Bairro da Barra
  • Barra: Ao lado do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Odácia Tereza Damázio
  • Barra: Pequena praça/rótula na esquina da Av. Hermógenes de Assis Feijó com a Rua Oscar Aparício Cardoso da Silva
  • Laranjeiras: Rótula central
  • Nações: Memorial Jesse & Shurastey
  • Centro: Pista de Skate da Rua 10
  • Centro: Esquina da 4ª Avenida com a Rua 2850
  • Centro: Esquina da 4ª Avenida com a Rua 2950
  • Municípios: Praça da 6ª Avenida, na beira do rio
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -