- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dragagem do rio Marambaia foi autorizada pelo IMA

Obra deverá iniciar nos primeiros dias de setembro

O prefeito Fabrício Oliveira noticiou nesta quinta-feira (18) a autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para fazer a dragagem do rio Marambaia, uma das obras mais esperadas pela comunidade daquela região.

Na terça-feira (16), o diretor geral da Emasa, Douglas Beber disse em uma reunião da Associação de Moradores do Bairro Pioneiros que faltavam apenas alguns ajustes da Emasa, do Gabinete do Prefeito e do IMA, para liberar a autorização, que ele esperava chegar até o começo de setembro para que a obra pudesse começar nos próximos 15 dias.

“Isso se confirmou nesta quinta-feira (18), o prefeito noticiou a autorização do IMA, nós homologamos o processo da licitação e nos próximos dias assinaremos o contrato. Até o início de setembro deveremos estar com a obra iniciada”, afirmou o diretor.

Ajuda da comunidade é imprescindível

Essa limpeza que será feita no rio vai melhorar muito o aspecto e o fedor que a comunidade tanto reclama, principalmente no verão. Mas a dragagem sozinha não vai resolver o problema, alertou o diretor da Emasa.

“Tudo isso deverá acontecer com a retirada daquele esgoto acumulado por décadas, mas é importante que a comunidade participe entregando a Declaração de Regularidade ou seja, olhando para dentro do seu imóvel, não despejando mais esgoto irregular no rio, justamente porque esse lodo que existe lá, está lá pela existência de ligações irregulares e por uma deficiência muitas vezes na própria operação da Emasa, a qual conseguimos corrigir com manutenção, com emissário de esgoto e outras operações nesse sentido”, destacou.

- Publicidade -

Douglas acredita que essa obra vai trazer um novo momento para o rio, mas reforça que é imprescindível que a comunidade participe.

“Todos precisam corrigir eventuais problemas nos seus imóveis para que tenhamos uma cidade que hoje é quase 100% saneada, mas queremos que seja também 100% conectada na rede de esgotamento sanitário”, concluiu o chefe da Emasa.

Como fazer

*Programa Se Liga na Rede – fiscaliza ligações clandestinas – Informações – (47) 3261-0000

*Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações – Este documento deve ser protocolado até o dia 31 de agosto de 2022, e é cobrado de todos os imóveis localizados em áreas contempladas pelo sistema de rede de esgoto em Balneário Camboriú, exceto imóveis unifamiliares residenciais (casas), conforme a Lei nº 4.260 – com dispositivos alterados pela Lei nº 4.630/2022 – disponível no site https://leismunicipais.com.br.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -