Os ecopontos existentes em Balneário Camboriú possibilitam o descarte seguro de resíduos recicláveis, dentre eles alguns mais sensíveis para o meio ambiente como pilhas, baterias, óleo de cozinha e lâmpadas, inclusive fluorescentes.
O primeiro ecoponto foi instalado na cidade em 2019, integrando o Programa Municipal de reciclagem, o Recicla BC, visando educação ambiental e incentivar as pessoas a aderirem rotineiramente à separação de resíduos que podem ser reaproveitados pela sociedade.
Os quatro ecopontos que têm um monitor no local, para tirar dúvidas e repassar orientações, recebem papel, metal, plástico, vidro, lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha em quantidades domiciliares.
Um quinto ecoponto, sem monitor, recebe todos os materiais citados acima, exceto o óleo de cozinha.
Os recicláveis podem ser entregues misturados, exceto o vidro que deve estar separado e devem estar limpos, sem resíduos.
Para os eletroeletrônicos a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc – mantém um programa de recebimento, em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú. O material deve ser entregue à Rua 1542, 715, quase esquina com a Quarta Avenida.
Endereços com monitor
- Praça do Pescador, na Barra.
- Terceira Avenida esquina com a rua 2950.
- Praça Higino Pio.
- Avenida Palestina com a Rua Paraguai.
Endereço sem monitor
- Alameda das Acácias com Rua Flamboyant, em Taquaras.
- Horários dos monitores
Os ecopontos recebem material em qualquer dia e horário, mas o óleo de cozinha, por suas características, só pode ser entregue aos monitores, que estão disponíveis de segunda a sábado, das 10h às 13h e das 14h40 às 19h.