- Publicidade -
- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Emasa e prefeitura distribuem informação enganosa sobre balneabilidade da praia central

A Emasa e a prefeitura de Balneário Camboriú distribuíram nesta quinta-feira, 16, informação enganosa ao afirmarem que a “Praia Central de BC e Praias Agrestes apresentaram balneabilidade positiva”.

Segundo a legislação, para medir a balneabilidade são necessárias cinco amostras com periodicidade definida e a Emasa, através de uma empresa contratada, fez apenas uma coleta de amostras neste ano.

Esta coleta ocorreu dia 10 de fevereiro, quase uma semana antes da divulgação enganosa, realizada às vésperas do feriadão de Carnaval.

- Publicidade -

Três dias depois da coleta da Emasa, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou sua coleta habitual e detectou que todos os pontos da praia central estão impróprios para banho.

Um ponto é declarado próprio para banho quando em 80% ou mais das amostras coletadas, nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, apresentar no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. A Escherichia coli, uma bactéria, é um indicativo de poluição.

O ponto é declarado impróprio quando em  mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Na coleta do dia 13 do IMA, estavam impróprios por apresentaram mais de 2.000 E.Coli/100ml os pontos Pontal Norte, Rua 1001, Rua 2000, Rua 4900, Rua 4000, Rua 1400 e Rua 51.

Apresentaram menos de 2.000 E.Coli/100ml os pontos da Rua 3000, Rua 3500 e Rua 2500, mas nenhum deles é próprio porque existe ampla variação de poluição nesses locais a cada amostra coletada, como pode ser constatado nos quadros abaixo:

Transmitir informações confiáveis sobre a qualidade da água do mar à população, é questão de saúde pública e divulgações enganosas, como a feita pela Emasa e prefeitura, não contribuem para isso.

A Emasa está com o tratamento de esgoto deficiente, em torno de 50%, devido a erros na execução de uma obra, o que pode estar afetando a balneabilidade da praia central.

- Publicidade -

Estão próprias para banho todas as praias da Interpraias, além da Praia Brava e Praia de Cabeçudas, em Itajaí, como pode ser visto no mapa abaixo, onde as bandeiras vermelhas indicam os locais impróprios e as azuis os pontos próprios.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -