- Publicidade -
13.3 C
Balneário Camboriú

Estaleiro, Estaleirinho e Tedesco Marina aprovadas pela quarta vez no júri nacional do Bandeira Azul

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Pelo quarto ano consecutivo, as praias do Estaleiro, do Estaleirinho e a Tedesco Marina foram aprovadas pelo júri nacional do programa Bandeira Azul. 

A renovação do certificado do programa para a temporada 2021/2022 foi solicitada pela Secretaria do Meio Ambiente e pela Tedesco Marina, com base nas ações desenvolvidas. 

- Publicidade -

A resposta do júri internacional deve ser revelada em outubro, se for positivo, as três serão certificadas pela quarta vez.

As praias 

A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, explica que as praias foram muito elogiadas tanto no workshop nacional (onde é solicitada a Bandeira) como também pela comissão/júri. 

“Nós conseguimos fazer o que nenhuma outra cidade conseguiu fazer, que foi a educação ambiental. Nós tivemos uma educação ambiental bem efetiva, que teve uma excelente participação popular, através da apresentação de websérie, que ficou muito bacana, além de oficinas para adultos e crianças, mutirão de limpeza, contação de história e concurso fotográfico. Tivemos que adaptar a programação porque não podíamos fazer nada na praia para não causar aglomeração, e conseguimos mostrar que Balneário leva os critérios a sério, mesmo na pandemia atendemos todos os 34”, explica.  

Heloísa salienta que Balneário também trabalhou na ampliação da limpeza da praia, através do número de lixeiras e de pessoal trabalhando. 

- Publicidade -

“Conseguimos manter a praia bem mais limpa do que nos anos anteriores, e tudo isso agrega valor para a próxima temporada. Temos o desafio de melhorar sempre, esse é o objetivo. Em outubro deve sair o resultado do júri internacional, mas em geral eles acompanham a decisão nacional. Estamos bem esperançosos. Nós nunca precisamos baixar a Bandeira em momento algum, porque não tivemos nenhuma irregularidade dos 34 critérios”, acrescenta. 

As duas praias e a marina estrearam no programa em 2018. O Bandeira Azul é um selo internacional concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água.

A marina

Na cerimônia do ano passado, Júlio Tedesco, as filhas Juliana e Patrícia e a coordenadora do Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi

A administradora da Tedesco Marina, Juliana Tedesco dos Santos, disse que é sempre uma honra receber a certificação.

“Nos sentimos lisonjeados em receber a Certificação da Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo pela importância do programa que envolve clientes, marinheiros, prestadores de serviços, funcionários e a comunidade”, disse.

Na temporada 2020 a Tedesco Marina desenvolveu inúmeras ações e programas ambientais. Juliana destacou os pontos de coleta de esponjas, resíduos eletrônicos, pilhas, tampinhas plásticas, Plano Emergencial, Programa de Gerenciamento de Resíduos, Treinamento da Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros com a equipe capacitada entre outros. Além dos equipamentos de ponta de combate em caso de vazamento ou incêndio. 

“Vemos o programa crescer na marina a cada ano com o envolvimento cada vez maior das pessoas e as mudanças nas responsabilidades ambientais individuais, seja na sua embarcação ou em suas casas, mudanças no cotidiano que estão fazendo a diferença para vivermos em um ambiente mais sustentável e cada vez mais saudável”, enfatizou.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -